14/07/2011
PROJETO ÁGUA
Créditos da Imagem: Photo by Austin Kehmeier on Unsplash |
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e
Fundamental.
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver nos
alunos postura participativa, com a conscientização dos problemas ambientais;
Desenvolver valores para exercício da cidadania, como
agentes de gerenciamento do ambiente;
Adquirir visão integrada da realidade, contemplando
a dinâmica local e planetária e desvendando causas e problemas ambientais;
Tornar o ensino voltado para o dia-a-dia, para
preparar o cidadão do futuro;
Valorizar a água como fonte da vida;
Valorizar a vida em sua diversidade e também a
preservação do meio ambiente;
Conhecer os processos de captação, distribuição e
armazenamento de água e os modos domésticos de tratamento (fervura e
adição de cloro) para eliminar os microorganismos, sobretudo em locais onde não
há abastecimento de água tratada;
Compreender a importância da coleta e do tratamento
de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde;
Reconhecer a importância da água para a vida e para
a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é
determinante para a organização das sociedades;
Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela
conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos
ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecer a importância da preservação do meio
ambiente;
Reconhecer a importância da água para a nossa vida;
Reconhecer a importância da água para o nosso
corpo;
Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem
no meio ambiente;
Perceber a diferença entre ambientes equilibrados,
saudáveis, e locais poluídos ou degradados;
Levar os alunos a perceberem que constatar algum mal
não é motivo de desânimo, mas de mobilização da escola e da comunidade para a
sua solução;
Oferecer instrumentos para que os alunos possam
tomar posição diante das questões ambientais;
Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples,
é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de
economizar água – adesão de atitude);
Notar a amplitude da presença de água na natureza e
conhecer as mudanças de estado.
DESENVOLVIMENTO:
O domínio humano sobre a natureza;
Sociedade e meio ambiente;
Manejo e conservação;
Acúmulo de resíduos sólidos;
Como recolher e para onde enviar o lixo;
A importância da água na nossa vida;
Os estados físicos da água;
Importância da água no nosso corpo;
A água em suas diversas manifestações;
A economia de água – adesão de atitude;
Critérios de escolha de água para beber;
Principais formas de preservar, recuperar e
reabilitar o meio ambiente.
ESTRATÉGIAS:
Poesias;
Confecção de livrinhos;
Desenhos sobre o tema abordado;
Cartazes;
Montar uma exposição na escola, com as atividades
elaboradas pelos alunos;
Músicas;
Pesquisas;
Leitura informativa sobre o tema estudado;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Dobraduras;
Quebra-cabeças;
Vídeos.
CULMINÂNCIA:
Experiências sobre as mudanças de estado físico da
água;
Confecção de cartazes sobre o ciclo da água na
natureza;
Estudo da água através da simples observação de
fenômenos da natureza, como a chuva (evaporação da água e formação de nuvens);
Fazer um estudo sobre a água da escola e da
casa dos alunos, onde pesquisem de onde vem a água que consomem, como são
tratadas e para onde vão quando descem pelo ralo.
AVALIAÇÃO:
Será feita de forma contínua, mediante relatórios
individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles,
serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no
grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos
trabalhos.
Nossa adorei a maneira como foi elaborado esse projeto. Muito bom de se trabalhar.
ResponderExcluirmuito bom seu projeto parabens.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho amei.
ResponderExcluirAdorei o projeto!
ResponderExcluir\0/ Olá Meire! Bem vinda ao Blog!
ExcluirQue bom que gostou!!! :)
Olá, Tuca! Achei seu projeto bem completo e gostaria de citá-lo em meu trabalho de Projetos e Prática, já que sou estudante de Pedagogia (claro que citarei a fonte!). Me ajudaria muito... Obrigada. Um abraço.
ResponderExcluirOlá Andrea!!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!! Fico feliz que vc tenha gostado do projeto!!! Sim!!!! Vc pode citá-lo em seu trabalho!!!! fico aqui na torcida para que dê tudo certo com seu trabalho!!!! Um abração para vc!!! Volte sempre!!!
ResponderExcluirProjeto lindooo...amei...
ResponderExcluirQue bom que gostou!
Excluiramei seu projeto parabéns
ResponderExcluirOi Luciene! Bem vinda!!! Que bom que gostou! 😘
Excluir