13/07/2011
PROJETO CIDADANIA
Créditos da Imagem: Pixabay |
PROJETO CIDADANIA – ESCOLA
PROMOTORA DE BONS HÁBITOS E BOAS MANEIRAS
“O APRENDIZADO DE VALORES: BASE
PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.”
DURAÇÃO: DURANTE TODO O PRESENTE
ANO LETIVO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO
INFANTIL E FUNDAMENTAL.
JUSTIFICATIVA:
Sentimos a necessidade de
resgatar em nossos alunos valores como:
colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade,
preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para
uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a
cidade. Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a
educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras,
começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase
adulta, para juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na
transformação de uma sociedade em processo de reeducação.
OBJETIVOS:
Pensar sobre o que significa
colaborar com as pessoas;
Perceber hábitos importantes da
vida cotidiana, que vão ajudá-los a ser uma pessoa agradável com os outros;
Convidar a criança a pensar sobre
a importância de estar sempre atento a tudo que a cerca;
Fazer com que a criança assuma
responsabilidades sem ter medo, fazendo-a pensar sobre o que significa ser
honesto;
Fazer com que a criança preste
atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito mútuo;
Levar a criança a perceber que em
uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa
responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela;
Levar a criança a compreender o
que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente
o que significa ser generoso;
Expressar desejos, desagrados,
necessidades, preferências, vontades...;
Respeito e valorização de seu
grupo de amigos, família e de outros grupos;
Valorização do diálogo como forma
de lidar com os conflitos;
Despertar na criança o gosto pela
colaboração em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade
Incentivar a criança a aceitar o
desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo
mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos,
estudantes colegas, amigos, vizinhos;
Levar a criança a perceber que as
normas devem ser respeitadas por causa de uma finalidade, isto é, por aquilo
que as motiva;
Levar a criança a perceber a
importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para
consigo mesmo e com os outros;
Levar a criança a perceber que a mentira
pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da
conseqüência;
Levar a criança a perceber que as
boas maneiras são muito importantes para garantir um convívio agradável e
respeitoso para todos;
Levar a criança a trabalhar e
brincar junto com os colegas, percebendo que a colaboração beneficia a todos
que convivem num mesmo ambiente;
Levar a criança a perceber que
prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e
também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança;
Transformar a criança em um
agente transmissor e multiplicador de valores, tanto com a família, quanto com
os alunos;
Conscientizar as crianças quanto
a limpeza de onde mora, escola e da comunidade: casa arejada e limpa;
Despertar na criança atitudes
simples de conservação dos ambientes públicos: não jogar papel na calçada; não
derrubar latas de lixos de casas; não pichar muros; não quebrar vidros; não
destruir os objetos da escola e nem mesmo ela; não rabiscar ou colocar os pés na
parede; banheiros limpos e seu uso corretamente;
Conscientizar a criança para a
educação no trânsito: cuidado ao atravessar a rua e a impaciência da espera dos
transportes escolares em frente à escola, não sabendo esperar a sua vez na
entrada dos ônibus escolares e a melhora no comportamento quando estão fazendo
uso desses transportes;
Aprimorar valores e atitudes,
capacitando os alunos na busca e uso competente de informações no seu
cotidiano;
Desenvolver a habilidade de
realizar pesquisa (levantamento de dados, delimitação do problema, levantamento
de hipótese, das fontes de investigação, organização e tratamento dos dados
levantados, apresentação do produto final);
Ampliar os conteúdos conceituais,
bem como os de procedimentos e de atitudes;
Elevar a auto-estima dos alunos,
colaborando para que se torne um cidadão atuante;
Instrumentalizar o jovem para que
esse possa atuar como um cidadão consciente no trânsito.
Subsidiar e ampliar os
conhecimentos dos alunos relativos aos riscos mais presentes na realidade em
que vivem, para permitir atitudes adequadas aos interesses e expectativas de
cada um.
CONTEÚDOS:
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da
Memória, Dominó e Bingo;
Brincadeiras;
Músicas;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas;
Relato de experiências vividas;
Roda da conversa;
Dramatizações;
Pesquisas;
Elaboração de textos espontâneos;
Criação de histórias;
Textos de diversos gêneros
referentes a valores, boas maneiras, cidadania, orientação no trânsito e
preservação do meio ambiente;
Reciclagem;
Passeatas;
Vídeos;
Palestras;
Teatro;
Exposição de trabalhos;
Confecção de cartazes.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color
set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco; Garfinhos
de madeira;
Sucatas (garrafa pet de
diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de
maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o
produto.
Neste sentido, espera-se que a
criança se torne um agente transmissor e multiplicador dentro da sua família,
vizinhança e com os demais amigos, assuma seu papel como agente cultural, um
cidadão que sabe o seu papel na comunidade com engajamento individual e social
na solução de problemas.
A avaliação também está no
próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as
atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
Seu blog é um arraso, parabéns pelo seu trabalho, continue assim sempre se dedicando a educação, e de pessoas como vc que o Brasil precisa!
ResponderExcluirObrigada Claudia pelo incentivo!
ExcluirVolte sempre que quiser!
Abraço!
Amei o seu trabalho, estou escrevendo um artigo com esse tema. Vai ser de grande ajuda para mi.
ResponderExcluirOlá Mariana!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Fico muito feliz que tenha gostado!! Que bom que pude te auxiliar!!! Bjs.
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho; estou pretendendo fazer uma atividade em sala. O seu trabalho será de grande ajuda para mim. Um Abraço!
ResponderExcluirOlá Eunice!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que vc gostou do projeto!!! Boa sorte na realização da sua atividade! Volte sempre!!! Bjs!
ExcluirGostei muito !interessante e enriquecedor, parabéns!
ResponderExcluirOlá Ale! Bem vinda! Que bom que gostou! Volte sempre!
ExcluirTrabalho maravilhoso, Estou iniciando agora as aulas e você sabe que ficamos meio que perdidos no começo. Estava procurando algo sobre cidadania para realizar meu plano de aula. Muito obrigado por passar um pouco do seu conhecimento.
ResponderExcluirOlá Everton! Bem vindo ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que vc gostou da postagem e que ela te ajudou! Estou feliz em saber disso! Obrigada pelas palavras de incentivo! Volte sempre! Abraço!
ExcluirParabéns Pelas Postagens Muito Sugestivas!
ResponderExcluirBem vindo, Lenilson! Obrigada pelas palavras!
ExcluirParabéns! excelente projeto Cidadania! muito Sugestivo!!
ResponderExcluirsão de Grande Ajuda. Sou Educador Social, amei seu Blog
Obrigada, Lenilson! Que bom que gostou do projeto!
ExcluirTUCA MARTINS DA SILVA, simplesmente fantástico. Parabéns pois me ajudou muito . Brigadim
ResponderExcluirOlá! Que bom que gostou!
ExcluirFico feliz em saber! Obrigada pelas palavras!