14/07/2011
PROJETO ERA UMA VEZ
Créditos: Imagem de Tumisu por Pixabay |
CONTOS TRABALHADOS:
A Bela e a Fera;
A Pequena Sereia;
Branca de neve;
Cinderela;
Chapeuzinho Vermelho;
João e Maria;
O Patinho Feio;
Os Três Porquinhos;
Pinóquio;
Rapunzel.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como intenção maior,
que os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler
convencionalmente.
Em geral, as crianças se sentem
bastante atraídas por este tipo de histórias; e, muitas vezes já a conhecem.
As músicas que acompanham os
contos tornam as histórias mais
atrativas, pois muitas vezes além de cantar, as músicas trazem rimas e reforçam
partes importantes da história, ajudando os alunos a ter uma compreensão
melhor.
OBJETIVOS:
Familiarizar-se com a escrita por
meio do manuseio de livros;
Escutar contos lidos, apreciando
a leitura feita pelo professor;
Escolher os livros para ler e apreciar;
Entrar em contato com as
características dos contos (musicalização, ritmo, dramatização);
Oferecer um repertório variado de
contos às crianças;
Promover interações
significativas entre as crianças e o professor nas atividades de leitura;
Que a criança sinta o gosto pela
leitura;
Noção temporal e espacial da
seqüência da história (início, meio e fim);
Estruturação do pensamento a
nível mental, oral e escrito.
CONTEÚDOS:
Participar em situações em que o
adulto é o leitor;
Participar em situações em que os
alunos são leitores, ainda que não lêem convencionalmente;
Observação e manuseio dos livros
de histórias;
Valorização da leitura como fonte
de prazer;
Características e recursos dos
contos.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Dramatização;
Gravação de CDs, para avisar do
Chapeuzinho Vermelho do lobo;
Confecção de bilhetes com o mesmo
objetivo da fita k7;
História seriada;
História em quadrinhos.
Roda da leitura: oferecer os
contos escolhidos e escolher com os alunos o primeiro conto a ser lido e assim
terminado, a cada mini projeto é feito a escolha do próximo;
Organizar os livros dos contos
escolhidos para ficarem permanentemente expostos e para o acesso das crianças;
Ver mensagens que o conto trás
(criar atividades);
Enviar cópias do texto para ser
contado em casa;
Cruzadinhas, caça-palavras,
enigmas, bilhetes;
Ilustração individual do conto;
Trabalhar a música (gestos,
rimas, etc);
Confeccionar um livro coletivo
para a escola e os individuais;
Confecção de máscaras;
Recorte e colagem de alguma cena;
Trabalhar com a inicial ou sons
dos nomes dos personagens.
PRODUTO FINAL:
Vale ressaltar que, são vários
mini projetos dentro de um projeto, por isso, ao término de cada mini projeto
também tem um produto final:
Teatro de fantoches, feito pelos
alunos;
Reconto das histórias, com o
professor como escriba;
Confecção do livro das histórias
lidas, de acordo com a realidade de cada classe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto através de observações, anotações pela professora, pelas conversas e questionamentos em sala de aula, momento que, será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
OBSERVAÇÕES:
Cada professor fará suas atividades
de acordo com a sua turma;
Cada história apresenta suas
riquezas e pode-se trabalhar várias disciplinas, mas isso é feito de acordo com
o que a história nos oferece. Essas atividades acima, são apenas alguns
pequenos itens. Agora cada professor terá sua criatividade, que será feita de
acordo com a realidade de cada classe.
Achei um mimo seu blog...valu por compartilhar atividades feitas com tanto carinho com quem tbm trabalhar com amor e carinho...parabens...bjoks...
ResponderExcluirProf Andy