13/07/2011
PROJETO MEU AMIGO BICHO
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA:
Os animais têm uma importante presença no mundo cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Os animais têm uma importante presença no mundo cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
OBJETIVOS:
Reconhecer que os animais são seres vivos;
Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Identificar diferenças e semelhanças entre os animais;
Definir de diversos animais suas principais características.
SABER IDENTIFICAR:
Animais domésticos e selvagens;Animais úteis e nocivos ao homem;
Reconhecer as diversas espécies de animais;
Conhecer a alimentação dos animais e os lugares onde vivem;
Distinguir diferentes formas e tamanhos de animais;
Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
DESENVOLVIMENTO:
Recorte e colagem;
Modelagem de animais;
Músicas e poesia;
Dobradura;
Exibir vídeos sobre animais;
Montagem de murais;
Brincadeiras dirigidas;
Mensagens;
Leitura, pelo educador, de diferentes histórias que envolvam animais.
ESTRATÉGIAS:
Ampliação do vocabulário;
Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples;
Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente;
Discriminar diferentes cores;
Identificar diferentes texturas;
Perceber diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas;
Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.;Desenvolver percepções (tato, sabores, odores);
Imitar e identificar os sons dos animais;
Desenhar pintar e modelar livremente;
Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...
PRODUTO FINAL:
Passeio ao zoológico.
Passeio ao zoológico.
AVALIAÇÃO:
Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.
Parabéns, seu trabalho é muito rico, e muito me ajudou! Bjs
ResponderExcluirOi Marcia! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!Que bom que gostou! Fico feliz em saber!
Excluir