13/07/2011
PROJETO PRIMAVERA
Créditos da Imagem: Pixabay |
TEMA: Estação das Flores.
DURAÇÃO: De acordo com a Escola.
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Infantil e Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida
das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que
a convivência da natureza proporciona;
Resgate e valorização das cantigas de roda;
Valorização da cultura popular;
Reconhecimento e divulgação da importância das tradições
culturais transmitidas através da sabedoria popular.
OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e
grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas
e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente,
assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a
curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de
Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Máscaras de flores trabalhadas;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas; Rimas; Parlendas;
Exposição de telas – com releitura de obras consagradas.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina,
crepom, laminado);
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira;
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos;
tampinhas de plásticos);
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T.
PRODUTO FINAL:
Festa
da Primavera, com apresentação de danças pelos alunos da escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante
observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas
um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e
recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a
cultura em suas diferentes linguagens.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho.
Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e
desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília:
MEC/SEF/SEESP, 1998.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil. Documento Introdutório. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
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