REGISTRO DE OBSERVAÇÃO - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

24/02/2013

REGISTRO DE OBSERVAÇÃO




A Educação Infantil é uma fase muito importante do desenvolvimento infantil.  É nesta etapa que atitudes como: cooperação, socialização, integração e  convívio social com o outro, autonomia e independência,  são bastante trabalhadas nas escolas destinadas a esta faixa etária. Todas estas práticas educativas, têm como principal objetivo fazer com que a criança  se sinta acolhida e adquira segurança e confiança para interagir com o meio a sua volta e com o outro, favorecendo assim, a integração social, a ampliação do seu conhecimento de mundo, a vivência de novas oportunidades de aprendizagem, o desenvolvimento progressivo de suas experiências cognitivas e corporais e o respeito e cuidado com o patrimônio social e cultural.  Colaborando assim, para que a criança construa a sua própria identidade, tenha uma imagem positiva de si mesma, amplie o seu convívio social, estreitando laços de amizade e estabelecendo vínculo afetivo com o professor e com os demais profissionais que na escola trabalham.

Ao favorecer a integração com o outro, a escola está  dando a oportunidade para a criança vivenciar novas situações de aprendizagem,  contribuindo para a sua socialização com os amigos dentro e fora da sala de aula, desenvolvendo e incentivando das atitudes de valores, boas maneiras, solidariedade, cooperação, respeito e ajuda mútua.

Desta forma, quando trabalhamos com  diferentes situações de aprendizagem, utilizando-se de atividades lúdicas, como brincadeiras, dramatizações, roda da conversa, músicas, entre outras, estamos estimulando a inteligência infantil, tornando a escola um local acolhedor e a aprendizagem algo prazeroso.

Quando valorizamos as trocas de experiências nas brincadeiras, nas atividades, na roda da conversa e nos diálogos informais, estamos estimulando a curiosidade da criança, despertando nelas uma atitude positiva para estas atividades, refletindo sobre situações problema, buscando possíveis soluções, experimentando e testando as suas hipóteses, e, assim, desenvolvendo o seu pensamento cognitivo e psicolinguístico.

Uma ótima atividade que favorece o desenvolvimento destes conceitos e ainda faz com que a criança  reflita sobre a função social da linguagem escrita, percebendo que ela transmite uma mensagem,   é o registro de atividades de observação. Atividades como esta,  são uma forma de incentivar e permitir a fala da crianças, permitindo que elas ampliem o seu vocabulário, além de levá-las à reflexão sobre uma determinada situação-problema, levantando hipóteses, organizando e expondo as informações com clareza e coerência.

O registro de atividades de observação, onde o professor é o escriba, é uma ótima oportunidade de fazer com que as crianças, ainda que, não saibam ler e escrever convencionalmente, tomem contato com a escrita, e percebam que ela representa algo, familiarizando-se com ela nas variadas situações do cotidiano e que há variadas formas para se representar e transmitir uma mensagem, usamos símbolos (as letras), fotos, recortes, desenhos, dramatizações, sinais, etc.

Lembre sempre: Precisamos considerar nosso aluno um leitor desde o primeiro dia de aula!

O registro, desta forma,  é compreendido como fonte de informação valiosa sobre as crianças em seu processo de aprender e interpretar o mundo a sua volta, e sobre o professor em seu processo de ensinar, possibilitando a ele fazer uma reflexão contínua da sua prática educativa, analisando os avanços das crianças no seu processo de construção do conhecimento, revivendo e recuperando histórias do que foi vivenciado e propondo novos encaminhamentos e desafios, para que as crianças avancem cada vez mais na construções de suas hipóteses  e experiências cognitivas.

Segue abaixo, um modelo de diário de registro de observação. É um roteiro simples, mas condizente com a faixa etária da criança da Educação Infantil. Esta atividade deve ser feita coletivamente!


DIÁRIO:  PLANTA

*Neste caso, os alunos observam diariamente, um vaso de planta, trazido pelo professor ou por algum aluno, na sala de aula.

*Pode ser ainda, uma atividade coletiva, onde o professor, juntamente com os alunos, plantaram uma semente  e observarão a germinação dela.



ENCAMINHAMENTO DA ATIVIDADE:

- FOTO DA PLANTA (EM DIFERENTES ÉPOCAS);

- NOME DA PLANTA;

- DESCRIÇÃO: NOME CIENTÍFICO, ONDE SE ENCONTRA, ETC; 

- DESENHOS COM DATA;

- BICHINHOS QUE A VISITAM;

- COMO ESTÃO AS FOLHAS;

- QUANTO ELA MEDE (COMPRIMENTO E ALTURA);

- BENEFÍCIOS TRAZIDOS.

* Esta atividade pode ser feita em blocão ou em painel fixado na parede da sala de aula. 

*O professor também pode fazer com seus alunos livrinhos, onde cada um fará o seu registro também de como foi realizado o trabalho.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CURTO, Luís Maruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2 v. Porto Alegre: Artmed, 2000.





2 comentários

  1. Muito organizado e com atividades que despertam o interesse das crianças. Está de parabéns pelo trabalho,e
    nós agradecemos. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kakau!!! Bem vinda ao Blog Cantinho Educativo!!! Obrigada pelas palavras carinhosas! Que bom que gostou! Fico feliz em saber! Volte sempre!!! :)

      Excluir

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!