08/02/2014
FICHA DE ANAMNESE
As informações colhidas através
da anamnese, são fornecidas pelos pais crianças ou responsáveis, e, tornam-se um
importante e valioso instrumento para se ter um maior conhecimento das necessidades,
dificuldades e avanços dos alunos, permitindo um ajuste na metodologia,
avaliação e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
É importante lembrar que, todos os dados registrados na anamnese, são considerados
CONFIDENCIAIS, cujo objetivo destina-se tão somente à intervenção pedagógica
por parte do professor e da equipe escolar.
* Cada professor pode fazer as adaptações que achar melhor, tá bom? O que está descrito aqui é só para se ter uma ideia do que se pode colocar na ficha a ser respondida pelos pais!
FICHA DE ANAMNESE
QUEREMOS CONHECER
MELHOR SEU (SUA) FILHO (A)!
QUERIDOS PAIS! ESTA FICHA É UMA
OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR SEU (SUA) FILHO (A)! AS INFORMAÇÕES AQUI
CONTIDAS SERÃO IMPORTANTES E DE GRANDE VALOR PARA QUE JUNTOS, FAMÍLIA E ESCOLA,
POSSAMOS DESENVOLVER UM BOM TRABALHO NO DECORRER DO ANO LETIVO. O HISTÓRICO DO
DESENVOLVIMENTO DE SEU (SUA) FILHO (A), SERÃO INFORMAÇÕES VALIOSAS PARA O NOSSO
TRABALHO ESCOLAR, PARA FAZÊ-LO (LA) AVANÇAR SIGNIFICATIVAMENTE NA AQUISIÇÃO DE
NOVOS CONHECIMENTOS! CERTO DE SUA COLABORAÇÃO, AGRADECEMOS DESDE JÁ!
1- IDENTIFICAÇÃO
Nome da criança:
Data de nascimento:
Naturalidade:
Sexo: ( ) Fem. (
) Masc.
Endereço:
2- DADOS FAMILIARES
Nome da mãe:
Data de nascimento:
Profissão:
Telefone para contato:
E-mail:
Nome do pai:
Data de nascimento:
Profissão:
Telefone para contato:
E-mail:
Quem são os responsáveis pela criança? (indicar aqui)
Os pais vivem juntos?
( ) Sim (
) Não
Os pais são:
( ) Casados
( ) Separados
( ) Separados com formação de uma nova família.
Na família:
Filho: ( )
Biológico ( ) Adotivo
No caso de adoção, a criança é ciente disto? ( )
Sim ( ) Não
Qual é a reação da criança a respeito desta situação:
Nº de irmãos / sexo / idades:
Em caso de separação, a criança vive com quem?
Quem toma as decisões a respeito da criança?
Quem costuma trazê-la e buscá-la a escola?
A quem devemos recorrer, caso haja necessidade da presença do
responsável?
3- HISTÓRICO DA CRIANÇA:
A criança está sob cuidados médicos?
( ) sim (
) não
Por quê?
A criança apresenta alergia?
( ) Sim (
) Não
Quais:
Usa medicação de forma contínua?
( ) sim (
) não
Qual:
A criança pode participar das aulas de Educação Física?
( ) Sim (
) Não (trazer comprovante
médico)
A criança já sofreu algum acidente ou cirurgia?
( ) Sim (
) Não
Há quanto tempo?
Caso tenha sofrido algum acidente ou cirurgia, especifique
aqui:
A criança tem ou já teve convulsões?
( ) Sim (
) Não
Quando?
Apresenta problemas neurológicos?
( ) Sim (
) Não
Citar:
4- DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Qual seria a idade aproximada em que a criança:
Sentou:
Engatinhou:
Andou:
Falou:
Toma mamadeira?
Chupa chupeta?
Em casa a criança alimenta-se sozinha?
Usa fraldas?
( ) durante todo o
dia
( ) em alguns
períodos do dia
( ) somente a noite
( ) não usa
Controla a urina?
Vai ao banheiro sozinha?
Em casa, a criança veste-se sozinha?
Em casa, a criança toma banho sozinha?
Cuida de sua própria higiene (escovar os dentes, pentear o
cabelo, etc)?
A criança apresenta dificuldades ao locomover-se, ao
caminhar ou correr?
( ) Sim ( )
Não
Qual:
Apresenta alguma
dificuldade na fala?
( ) Sim (
) Não
Qual?
Apresenta alguma dificuldade para enxergar?
( ) Sim
( ) Não
Especificar:
Aparenta ter dificuldade para ouvir?
( ) Sim (
) Não
Especificar:
É desatento? ( ) Sim (
) Não
Especificar:
É agitado? ( ) Sim
( ) Não
Especificar:
5- PREFERÊNCIAS DA CRIANÇA
O que mais gosta de comer:
Do que gosta de brincar?
Prefere brincar sozinha ou acompanhada?
Gosta de ouvir música ou cantar?
Gosta de desenhar?
Gosta de ouvir histórias?
Gosta de contar e recontar histórias, depois de ouví-las?
Assiste programas de televisão?
Quais?
Dorme em seu próprio quarto?
Dorme junto com os pais?
Dorme no quarto com outros irmãos?
Que horas costuma dormir à noite?
E acordar?
Como é o sono da criança?
( ) tranquilo
( ) agitado
( ) usa objetos para
dormir / Quais:
( ) precisa ter
iluminação
( ) tem insônia
( ) tem pesadelos
( ) apresenta excesso
de sono
( ) tem período de
sono normal
Demonstra medo de algo?
Citar:
6- PERSONALIDADE DA CRIANÇA
Quando contrariada, como a criança reage?
Chora por qualquer motivo?
Qual a atitude dos pais nesta situação?
Os pais cedem a todos os gostos da criança?
Quais são as medidas disciplinares empregadas pelos pais:
Fica de maneira tranquila, sob os cuidados de outras
pessoas, que não sejam os pais?
A criança é apegada à alguém do seu convívio social?
Em casa, a criança costuma guardar seus brinquedos e arrumar
suas coisas?
No seu ponto de vista, a criança é:
( ) Obediente
( ) Desobediente
( ) Calma
( ) Nervosa
( ) Ciumenta
( ) Atenciosa
( ) Distraída
( ) Mimada
( ) Queixosa
( ) Tem dificuldade
para acatar regras e pedidos
( ) Independente
( ) Sorridente
( ) Tímida
( ) Possessiva
( ) Possui espírito de liderança
( ) Ansiosa
( ) Segura
( ) Alegre
( ) Comunicativa
( ) Agressiva
( ) Cooperadora
Escreva aqui como é a rotina da criança, desde que acorda
até a hora de dormir:
7- INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO
É a primeira vez que frequenta a escola?
( ) Sim (
) Não
Já frequentou outras escolas?
( ) Sim (
) Não
Quais?
Como era seu relacionamento com professores e colegas?
Observou-se alguma dificuldade na aprendizagem?
( ) Sim
( ) Não
Especificar:
Recebe apoio pedagógico em casa?
( ) Sim (
) Não
De quem?
A criança já foi avaliada, por algum profissional?
( ) Sim ( )
Não
Qual?
A criança faz acompanhamento com algum profissional específico
(psicólogo, psicopedagogo, etc)?
( ) Sim ( )
Não
Qual?
A criança já repetiu alguma série?
( ) Sim ( )
Não
Qual?
A criança necessita de apoio educacional especial?
( ) Sim (
) Não.
Caso a resposta seja positiva, justifique aqui.
8- COM RELAÇÃO À SOCIABILIDADE
Faz amigos com
facilidade?
( ) Sim ( )
Não
A criança tem muitos amigos?
( ) Sim ( )
Não
Prefere fazer trabalho sozinho ou em grupo?
( ) Sozinho
( ) Grupo
Apresenta intolerância diante da frustração?
( ) Sim ( ) Não
Mostra-se prestativo, auxiliando os colegas quando necessário?
( ) Sim (
) Não
Adapta-se com facilidade a novos grupos de trabalho?
( ) Sim ( ) Não
Adapta-se com facilidade a mudanças de posição dentro da sala de aula (troca de mesinha ou carteira)?
( ) Sim (
) Não
Mantém contato com os colegas de sala fora da escola?
( ) Sim (
) Não
Faz uso da internet e de redes sociais?
( ) Sim ( )
Não
Especificar:
Caso a resposta seja positiva, os pais estão atentos a esta questão e orientam a criança quanto ao uso da internet e das redes sociais, sempre observando quais os sites acessados e quem são as pessoas que a criança mantém contato virtual?
( ) Sim ( )
Não
Especificar:
9- OUTRAS CONSIDERAÇÕES:
Quais as expectativas em relação à escola?
Que outras informações, você considera importante a respeito
da criança, que não foi especificado acima?
Quem está autorizado a buscar a criança na escola?
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Assinatura do responsável: