13/06/2016
PORQUE REGISTRAR É PRECISO!
ORIENTAÇÕES PARA
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Imagem de Hagar
Lotte Geyer por Pixabay |
Avaliar na educação infantil exige dos educadores muito
comprometimento com a prática e grande sensibilidade, isto inclui muita observação, reflexão e registros
diários (HOFFMANN, 2015). De acordo com Jussara Hoffmann, não podemos
considerar a avaliação como um ato classificatório, mas sobretudo, como uma
ação que envolve acompanhamento, promoção e desenvolvimento.
Quando se elabora relatórios avaliativos
e/ou descritivos, deve-se ter em mente
que estes registros não devem ser considerados
apenas como coleta de dados ou informações para futuras consultas. Eles
servem para o professor registrar as observações feitas por ele, a
respeito dos avanços dos alunos e
dificuldades encontradas no trabalho cotidiano da sala de aula. Podem fornecer
informações muito importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a
ser ensinado com a realidade deles.
Lembrem-se sempre que memória é
registro! Tudo que não é registrado, vai para o reino da lembrança. Não é
possível nos basearmos somente na nossa memória, pois ela muitas vezes é precária e pouco
aprofundada, deixando passar informações importantes. Por isso é importante o
registro!
Estes registros podem ser feitos
através de portifólios dos alunos, cadernos ou livros de registros, arquivos pessoais, etc.
Vale lembrar também que, a
avaliação na Educação Infantil não deve ter o objetivo de promoção, mesmo para
o acesso ao Ensino fundamental. O foco não é a retenção, mas sim, o registro e
histórico dos avanços e dificuldades apresentada pela criança ao longo do ano, mediante
a observação do acompanhamento do seu aprendizado e registro do seu desenvolvimento
no decorrer do ano letivo.
Estes relatórios são uma ótima
ferramenta para ele, professor, saber do que realmente o aluno necessita,
tornando suas aulas mais atraentes e
produtivas, fazendo com que ele seja mais atuante nas intervenções
pedagógicas, selecionando com maior
eficiência materiais didáticos e pedagógicos, que alcançarão melhores
resultados no trabalho com a turma.
Através destes registros, o
professor pode conhecer melhor os alunos e os professores dos anos seguintes ter
um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos que
estão recebendo, permitindo um ajuste na metodologia, avaliação e conteúdos a
serem trabalhados em sala de aula.
É sempre bom lembrar também que,
a avaliação exige comprometimento e um
olhar reflexivo por parte do professor, elaborando registros significativos,
que realmente possam ajudar no desenvolvimento das crianças, com pontuações
claras e objetivas, que jamais dêem margem para a criação de rótulos.
Os relatórios devem ser
INDIVIDUAIS. TODOS OS DADOS REGISTRADOS nestes relatórios, são considerados CONFIDENCIAIS, os dados contidos
neles destinam-se única e exclusivamente à intervenção pedagógica por parte da
equipe escolar da escola.
Nestes relatórios deve-se
considerar:
O QUE CONSIDERAR
|
O QUE ABORDAR
|
Adaptação Escolar
|
Como se deu a adaptação escolar da criança, demonstra gostar da escola; é faltosa, demonstra resistência em ficar na escola.
|
Socialização
|
Demonstra ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, apresenta resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades na sala de aula, há necessidade de intervenção do professor para a mesma aceitar; gosta de brincar sozinha ou em grupo, divide os brinquedos.
|
Relacionamento
|
Como se relaciona com os colegas, professora e demais pessoas da escola.
|
Participação e Cooperação
|
Participação durante as atividades, trabalho em grupo, colaboração nas tarefas em classe, espera a vez de participar; respeita a opinião dos outros; colabora com os colegas.
|
Identidade e Autonomia
|
É independente, busca apoio no professor quando necessário, mostra uma atitude positiva diante das atividades propostas, participa com alegria das atividades, demonstra ser prestativo no auxílio dos colegas com dificuldade, demonstra iniciativa na solução de conflitos, coopera com os colegas, partilha os brinquedos, realiza sua atividades com confiança, demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas, identifica o local onde deve guardar o seu m material, come sozinho ou com auxílio, experimenta novos alimentos, abotoa e desabotoa suas roupas, sabe colocar meias, sapatos, tênis ou sandálias, organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los, ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, ajuda a manter a sala organizada e arrumada, tem uma imagem positiva de si mesma, usa objetos transicionais.
|
Desenvolvimento Cognitivo
|
Aprendizagem - desenvolvimento e dificuldades apresentadas pela criança. Neste aspecto deve-se considerar os eixos: linguagem oral e escrita, matemática, movimento, artes visuais, natureza e sociedade.
|
EXPRESSÕES QUE PODEM SER USADAS NOS RELATÓRIOS
AVALIATIVOS E/OU DESCRITIVOS
AVALIATIVOS E/OU DESCRITIVOS
👉Apresenta, demonstra, mostra, domina, possui, exprime, necessita, precisa, revela, verbaliza, conhece, reconhece, consegue, possui progressiva, identifica;
👉Adquirir, comunicar, relatar, expressar;
👉Desenvolvimento, progressivo, progresso, melhora, conhecimento, aprendizado;
👉Relacionamento, socialização, prestativo, evolução, aprimoramento, atitude;
👉Tem facilidade, demonstra gostar, demonstra ser, com relação, adaptou-se, tem compreensão, a maioria compreende, nota-se, coopera, aprecia, respeita, realiza;
👉Participa ativamente, atitude, necessita intervenção, precisa de estímulo;
👉Adaptação, resistência, solicitações, busca apoio, dificuldades, avanço, evolução;
👉Demonstra dificuldade, colabora com o grupo, compartilha os brinquedos;
👉Utiliza regularmente, assume uma postura observadora, manifesta suas preferências;
👉Mostra uma atitude, atenção durante a aula, com relação, aquisição do processo de Leitura e Escrita.
|
REFERÊNCIA BIBILIOGRÁFICA:
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar
sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre, Mediação, 20ª ed.,
2015.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!