A inclusão, ainda hoje, é um tema que envolve muitos debates e destaca-se como um dos assuntos mais
discutidos por profissionais e pesquisadores na área da Educação.
É inegável, a extrema importância
que o assunto inclusão escolar ainda hoje representa e muito ainda precisa ser
debatido, pois ainda são bastante tímidas e pouco valorizadas as iniciativas com relação
à escola inclusiva e deixam muito a desejar com relação ao apoio especializado
e pedagógico.
Embora as legislações que tratam
especificamente do ao assunto e as novas
políticas educacionais preconizem a
inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino, sabemos que, ainda
hoje, poucos se beneficiaram dessa oportunidade.
A educação inclusiva não é tarefa
fácil de se resolver na prática, pois envolve comprometimento e mudança de
paradigma. No caso da formação do professor, existe a necessidade da mudança da
sua forma de atuar em classe e uma ação reflexiva, buscando novas possibilidades para ensinar e atuar
nesta nova situação, explorando e experimentando novas e diversificadas
maneiras de organizar, planejar e trabalhar a sua prática pedagógica.
O professor deve encarar seus
alunos como sujeitos ativos no processo de aprendizagem e não reduzi-los à
deficiência ou dificuldade de aprendizagem que apresentam. Ele deve saber agir
de múltiplas e variadas maneiras diante das situações que lhes são apresentadas
no cotidiano da sua prática, e isto envolve, criar ou utilizar outros meios de
ensino; adotar um planejamento flexível; rever métodos de avaliação, adaptações
curriculares, organização dos conteúdos, formas de apresentação dos conteúdos,
organização da sala de aula, tipos de atividades, etc.
O que se nota hoje em dia, é que
muitos professores não conseguem
alcançar resultados positivos em suas práticas pedagógicas. Alguns ainda
resistem às mudanças que a inclusão pede, outros embora tenham o comprometimento, a iniciativa e a motivação para tornar a inclusão uma realidade na escola e
principalmente, dentro da sala de aula, mas ainda esbarram nas dificuldades de
acesso aos materiais e recursos pedagógicos que são fundamentais para tornar
eficiente a aprendizagem de todos os alunos em classe, outros no entanto, têm acesso a estes recursos, mas
não sabem utilizá-los de maneira adequada; sem mencionar que, também não
possuem conhecimento suficiente para fazer um diagnóstico preciso do aluno no
que se refere avaliação de sua competência curricular.
Para atuar no modelo inclusivo, o
professor precisa estar preparado para atuar na diversidade, segundo os
princípios da pedagogia inclusiva. E neste caso, a formação continuada é de
fundamental importância.
COMO ATENDER A DIVERSIDADE
SEGUNDO O RCNEI E OS PCNs?
Elaborar um planejamento que
atenda aos interesses e necessidades de todos os alunos;
Compreender o significado da
inclusão educacional;
Reconhecer a importância da sua
participação na construção de uma escola inclusiva;
Organizar o seu trabalho com a
equipe escolar.
Exige-se do professor uma
capacidade para reconstruir e negociar uma divisão de trabalho em equipe; e
passa pela atualização constante de saberes e de suas competências.
PAPEL DO PROFESSOR:
Oferecer uma educação de
qualidade para todos os alunos;
Articular diferentes
conhecimentos e apoio para atuar com os alunos que apresentam nele;
Trabalhar com a diversidade.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR:
Aprendizagem cooperativa e
trabalho de equipe;
Criatividade e maneiras
diversificadas de organizar as práticas pedagógicas;
Organização de planejamento
flexível;
Adequação e aperfeiçoamento de
aula em função das situações imprevistas;
Prática reflexiva do professor.
IMPORTANTE:
O professor deve se preocupar em
trabalhar aquilo que lhe cabe: trabalhar
as dificuldades do aluno em aprender o currículo que foi estipulado para
a sua classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MANTOAN, Maria Tereza Égler.
Introdução. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). A Integração de pessoas com
deficiências: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon,
1997.
___________________________.
Caminhos pedagógicos da inclusão. São Paulo: Memnon, 2001.
___________________________.
Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.
___________________________. Todas as crianças são bem-vindas à escola.
Texto site Grupo Escola Inclusiva, Educação para Todos. São Paulo: UNICAMP,
2003.
PIMENTA, S. G. Formação de
professores: saberes da docência e identidade do professor. In: Pimenta, S. G.
(Org.). Saberes pedagógicos e atividade
docente. São Paulo, Cortez, 1999.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão,
construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
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