07/04/2017
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGOU A TERCEIRA E ÚLTIMA VERSÃO DO TEXTO
DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC).
Crédito da Imgem: picjumbo_com / Pixabay |
Nesta quinta-feira (06/04/2017),
o Ministério da Educação divulgou a terceira e última versão do texto da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). O
documento passou por algumas modificações em relação à versão anterior. Ele foi
entregue ao Conselho Nacional de Educação, que é o órgão responsável pela sua
aprovação. Somente depois disso é que o documento será homologado pelo
Ministério da Educação.
A BNCC é o primeiro documento do
Brasil que servirá de base para a elaboração dos currículos de todas as escolas
públicas e privadas do País. Ela estabelecerá
um currículo comum para todos os alunos das escolas de educação básica
(públicas e particulares).
O documento foi elaborado em
consonância com os PCNs e RCNEI, entretanto, ele é mais claro e específico,
pois define e estabelece o que é essencial ao ensino de todos os alunos em cada
uma das etapas da vida escolar, as expectativas de aprendizado e critérios de
qualidade, dando clareza e ações planejadas, que poderão ser aplicadas e
cobradas com maior eficiência e objetividade.
A Base promoverá a igualdade
entre todos os alunos do país, pois estes
aprenderão o que é essencial, reduzindo as desigualdades educacionais do
país. Para os professores, ela servirá
como um norte, um guia para suas aulas. Ela ainda reorganizará todo o sistema educacional, incluído aí: materiais didáticos, formação de professores,
avaliações, pois estes terão a Base como referência.
Ela determinará com clareza, o
que as crianças e os jovens devem aprender em cada etapa da educação básica,
que vai desde o ingresso na Educação Infantil, incluindo a Creche,
até o final do Ensino Médio, estabelecendo assim, o que é essencial ao
ensino de todos os alunos em cada etapa da vida escolar. Será parte do
Currículo e orientará o PPP (Projeto Político Pedagógico) de cada escola, permitindo uma maior articulação deste.
Com a BNCC, ficará claro para todos quais são os elementos fundamentais que
precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza
e Humanas. Define ainda dez competências gerais, que deverão ser desenvolvidas
nas disciplinas ao longo da vida escolar, visando a formação humana global dos
estudantes. Dentre essas competências, está a necessidade das escolas serem
capazes de fazer as crianças e jovens se conhecerem, apreciar-se e cuidar da
sua saúde física e mental, reconhecendo suas emoções e dos outros. Empatia,
diálogo, cooperação e respeito à diversidade também deverão estar no currículo
escolar e fazer parte do cotidiano das escolas.
Uma das modificações trazidas
pela nova versão em relação à anterior, diz respeito a antecipação do processo
de alfabetização, definindo como meta a
plena alfabetização das crianças até o
final do 2º ano do Fundamental, antecipando para 7 anos, a idade média. Atualmente, é esperado que isso aconteça no 3º
ano, quando as crianças têm em média, 8 anos, idade definida pelo PNAIC (Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), em 2012.
Outra mudança, em relação à
anterior, é que foram excluídos da Base o Ensino Religioso e foram retiradas do
texto todas as referências às expressões de identidade de gênero e orientação
sexual.
O documento entregue nesta
quinta-feira, refere-se apenas ao Ensino Infantil e Fundamental. O Ensino Médio
ficou de fora, por conta das discussões para aprovação de uma reforma para esta etapa de ensino, devendo esta, ser apresentada nos próximos meses.
A expectativa é que todas as
escolas (públicas e privadas), passem a adotar a BASE a partir de 2019. Todas
as disciplinas foram mantidas no Ensino Fundamental. No Ensino Infantil, são
apresentados os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser
assegurados às crianças e a definição de
cinco campos de experiências visando a aprendizagem e o desenvolvimento delas,
e a indicação dos três grupos de faixas etárias para esta etapa do ensino, com
a organização dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento definidos para a
etapa.
Pela BASE ficam assim
estabelecidos:
ENSINO INFANTIL:
GRUPOS DE FAIXAS ETÁRIAS:
- zero a 1 ano e seis meses; (creche)
- 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; (creche)
- 4 anos a 5 anos e 11 meses. (pré escola)
DIREITOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO:
- CONVIVER: conviver com outras crianças e adultos em pequenos e grandes grupos.
- BRINCAR: brincar de diversas formas em diferentes espaços e tempo com diferentes parceiros (adultos ou crianças).
- PARTICIPAR: participar de forma ativa de variadas atividades dentro da escola com adultos e crianças.
- EXPLORAR: explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, relacionamentos, histórias, emoções dentro e fora da escola.
- EXPRESSAR: expressar-se de maneira criativa e atuante, por meio de diferentes linguagens.
- CONHECER-SE: conhecer-se e construir uma imagem positiva de si, construir sua identidade pessoal, social e cultural, nas diferentes experiências e interações sociais e familiar.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: creche e
pré escola
- O EU, O OUTRO E O NÓS
- CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
- TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
- ORALIDADE E ESCRITA
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
ENSINO FUNDAMENTAL:
LINGUAGENS:
- LÍNGUA PORTUGUESA
- LÍNGUA INGLESA
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- ARTES
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA
CIÊNCIAS HUMANAS
- HISTÓRIA
- GEOGRAFIA
As escolas terão dois anos para a
implementação dos currículos. Estados, municípios e o Distrito Federal terão
sua autonomia mantida, podendo assim, acrescentar conteúdos e competências. O
texto final deverá ser aprovado até novembro de 2017. Uma vez aprovada pelo CNE
e homologada pelo Ministério da Educação, a BASE terá suas diretrizes gerais
seguidas por todas as escolas.
A BASE não determina COMO
ENSINAR, mas O QUE ENSINAR, cada rede de ensino e escola, poderá incluir em seus currículos e PPPs, conteúdos que atendam às peculiaridades locais, regionais e culturais.
É importante ressaltar que, nada
mudará ainda, mas quando a BASE estiver funcionando, os livros didáticos, os
planejamentos, os currículos, os projetos políticos pedagógicos, a formação
continuada dos professores, as avaliações e os materiais didáticos, terão que ser revistos e
adequados de acordo com as suas diretrizes gerais.
Trataremos mais sobre o assunto, quando o documento for aprovado e homologado!
Conhece o documento sobre a BNCC? Clique aqui e conheça! Você também poderá baixar o arquivo para o seu computador!
Para facilitar a compreensão do documento, o Ministério da Educação elaborou um guia de leitura, confira aqui.
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