PLANEJAMENTO ESCOLAR - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

04/07/2017

PLANEJAMENTO ESCOLAR

MOMENTO DE AVALIAR E REVER A PRÁTICA EDUCATIVA E 
BUSCAR NOVOS PARADIGMAS

Créditos da imagem: StartupStockPhotos/Pixabay
Todo início do ano letivo ou semestre, os professores se deparam com uma tarefa que nem sempre acham  agradável: o ato de planejar suas aulas. O planejamento é um importante momento dentro da educação, pois é a oportunidade para os professores avaliarem suas práticas e buscarem novos recursos pedagógicos, bem como novas formas para ensinar. Entretanto, muitas vezes, os professores se vêem pressionados pelas exigências burocráticas, e, pouco motivados, acabam repetindo fórmulas e modelos que nada têm  a ver com o seu dia-a-dia, optando por copiarem e usarem o material de apoio de anos anteriores.

Organizar materiais, conteúdos, objetivos, técnicas, estratégias são ações importantes para a construção do ato pedagógico. A atividade de planejar deve contemplar uma proposta pedagógica  voltada para a reflexão, que promova o aprimoramento continuado do professor e que esteja comprometida com a aprendizagem dos alunos, que priorize o desenvolvimento infantil, respeitando as características de cada faixa etária, a individualidade e o ritmo que cada criança tem para aprender. Por isso, conhecer bem o aluno, seus interesses e possibilidades,  é o primeiro passo  para que isto ocorra.

O  planejamento é um processo em movimento, portanto, ele pode ser modificado sempre que se fizer necessário, para atender às necessidades dos alunos.
Créditos da imagem: StartupStockPhotos/Pixabay

Diante disso é importante que o professor conheça o processo de desenvolvimento infantil; seja um pesquisador, estude sempre, buscando sempre novas estratégias, material de apoio e variadas formas de trabalho.  O professor só ensinará bem, se dominar o assunto  a ser ensinado, por isso, a pesquisa, a troca de experiências com os colegas e o  registro de tudo o que é feito em classe, as dificuldades encontradas, os acertos, os erros, as dúvidas, etc... são um modo  prático de atualização do  planejamento e uma forma de ajustar o conteúdo a ser ensinado  com a realidade dos alunos.

O ato de planejar é importante porque permite:

✔ Reflexões e tomada de decisões acertivas quanto ao trabalho a ser desenvolvido e objetivos a serem alcançados;

✔ Esclarecer o que pretendemos priorizar no ensino;

✔ Evidenciar os conteúdos e atividades que queremos realizar;

✔ Prever possíveis dificuldades e organizar as devidas orientações para os alunos que delas necessitarem;

✔ Preparar e prever recursos pedagógicos e materiais necessários;

✔ Uso racional do tempo e espaço;

✔ Definir pontos importantes que serão observados no decorrer do ano letivo;

✔ Revisão e reorganização curricular.

Em resumo, planejar é uma forma de buscar um ensino de qualidade, porque visa organizar de maneira eficiente o seu trabalho.   


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÈ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.  

Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!