04/07/2017
PLANEJAMENTO ESCOLAR
MOMENTO DE AVALIAR E
REVER A PRÁTICA EDUCATIVA E
BUSCAR NOVOS PARADIGMAS
Créditos da imagem: StartupStockPhotos/Pixabay |
Organizar materiais, conteúdos,
objetivos, técnicas, estratégias são ações importantes para a construção do ato
pedagógico. A atividade de planejar deve contemplar uma proposta
pedagógica voltada para a reflexão, que
promova o aprimoramento continuado do professor e que esteja comprometida com a
aprendizagem dos alunos, que priorize o desenvolvimento infantil, respeitando
as características de cada faixa etária, a individualidade e o ritmo que cada
criança tem para aprender. Por isso, conhecer bem o aluno, seus interesses e
possibilidades, é o primeiro passo para que isto ocorra.
O
planejamento é um processo em movimento, portanto, ele pode ser
modificado sempre que se fizer necessário, para atender às necessidades dos
alunos.
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Diante disso é importante que o
professor conheça o processo de desenvolvimento infantil; seja um pesquisador, estude
sempre, buscando sempre novas estratégias, material de apoio e variadas formas
de trabalho. O professor só ensinará
bem, se dominar o assunto a ser
ensinado, por isso, a pesquisa, a troca de experiências com os colegas e o registro de tudo o que é feito em classe, as
dificuldades encontradas, os acertos, os erros, as dúvidas, etc... são um
modo prático de atualização do planejamento e uma forma de ajustar o
conteúdo a ser ensinado com a realidade
dos alunos.
O ato de planejar é importante porque permite:
✔ Reflexões e tomada de decisões acertivas quanto ao trabalho a ser desenvolvido e objetivos a serem alcançados;
✔ Esclarecer o que pretendemos priorizar no ensino;
✔ Evidenciar os conteúdos e atividades que queremos realizar;
✔ Prever possíveis dificuldades e organizar as devidas orientações para os alunos que delas necessitarem;
✔ Preparar e prever recursos pedagógicos e materiais necessários;
✔ Uso racional do tempo e espaço;
✔ Definir pontos importantes que serão observados no decorrer do ano letivo;
✔ Revisão e reorganização curricular.
Em resumo, planejar é uma forma de buscar um ensino de qualidade, porque visa organizar de maneira eficiente o seu trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÈ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
O ato de planejar é importante porque permite:
✔ Reflexões e tomada de decisões acertivas quanto ao trabalho a ser desenvolvido e objetivos a serem alcançados;
✔ Esclarecer o que pretendemos priorizar no ensino;
✔ Evidenciar os conteúdos e atividades que queremos realizar;
✔ Prever possíveis dificuldades e organizar as devidas orientações para os alunos que delas necessitarem;
✔ Preparar e prever recursos pedagógicos e materiais necessários;
✔ Uso racional do tempo e espaço;
✔ Definir pontos importantes que serão observados no decorrer do ano letivo;
✔ Revisão e reorganização curricular.
Em resumo, planejar é uma forma de buscar um ensino de qualidade, porque visa organizar de maneira eficiente o seu trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÈ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
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