25/01/2018
O QUE FAZER PARA TORNAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR MAIS TRANQUILA?
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay |
Todo início de ano letivo em
creches e escolas de educação infantil é uma loucura! Os dias não são
fáceis. Crianças chorando ao verem
adultos indo embora. País nervosos, chorosos, sentindo culpados pela separação, perguntando-se o tempo todo se tomaram a
decisão correta de matricular os filhos na Educação Infantil. Aqui no blog já falamos sobre a entrada na pré-escola e a importância do período de adaptação para as crianças.
A entrada na pré-escola, é sempre
um período difícil para pais e crianças. Há crianças que se adaptam com
facilidade, que em pouco tempo já estão
totalmente integradas ao ambiente escolar. Há outras crianças, porém, que a
adaptação é um pouco mais demorada, muitas levam um tempo maior para superar a
insegurança, aceitar a separação dos pais e construir vínculos. Por isso,
paciência, carinho e amor por parte da equipe escolar e dos pais é de
fundamental importância.
Nesta hora é importante estreitar
e fortalecer os laços de confiança e amizade entre pais-escola e escola-alunos.
No caso dos pais, para que sintam tranquilidade e segurança no trabalho
desenvolvido pela escola e percebam que ela pode ser um lugar prazeroso, legal, alegre e aconchegante que muito contribuirá
para o desenvolvimento dos seus filhos, fazendo toda diferença na vida deles.
Para as crianças, é fundamental mostrar a elas que a escola é a extensão do
lar.
Para amenizar o sofrimento das
famílias e fazer com que as crianças fiquem bem na escola, é interessante ter
na escola e mais especificamente na sala de aula objetos que as crianças se
identificam e reconheçam que pertençam a elas (ursinhos, bonecas, cobertor,
fraldinha, travesseiros, etc.).
Lembrem-se que os pequenos se
sentem à vontade e felizes, quando a escola acolhe de forma afetiva as famílias
e os objetos pessoais que os fazem lembrar de suas casas e daqueles que mais
gostam!
Aqui vão algumas dicas para
tornar a adaptação escolar de seus alunos e/ou filhos menos traumática e sem
estresse para todos os envolvidos neste processo. É importante ressaltar que o envolvimento de
todos da equipe escolar - isto inclui a
participação da direção até funcionários da escola - e famílias é fundamental
para o sucesso desse momento passageiro, mas turbulento.
Estas dicas valem para os primeiros
dias e também para os primeiros meses. Não se esqueçam: cada criança tem o seu
tempo para se adequar a estas mudanças!
✔ Faça da sua sala de aula um
ambiente aconchegante e alegre, com tapetes, almofadas e brinquedos com nomes
das crianças (peça aos pais para trazer
para a escola os brinquedos preferidos das crianças);
✔ Proponha atividades em que os
pais também possam participar juntamente com as crianças, pois isto favorece a
interação entre todos e visa fortalecer o vínculo entre pais, professor e
alunos;
✔ Peça aos pais fotos das crianças
com eles, avós, tios e outros parentes, animais de estimação;
✔ Coloque estas
fotos em um mural ou painel numa altura acessível ao grupo. Coloque legenda nas
fotos e conte à turma o que elas
significam na roda da conversa;
✔ Tire cópias coloridas destas fotos e
posteriormente, faça álbuns individuais para cada aluno e deixe ao alcance das
crianças, para que possam manuseá-las quando sentirem vontade ou saudade.
Assim, estarão conhecendo as famílias e os objetos dos demais colegas,
contribuindo assim, para a socialização e a construção de laços afetivos;
✔ Quando as crianças já estiverem
tranquilas, tire fotos de diferentes
situações dentro da escola e também na sala de aula e mostre para os pais nas
reuniões. Inclua estas fotos nos álbuns individuais e no final do ano letivo,
todas as crianças poderão levar para casa seus álbuns e assim, os pais verão a
evolução deles e o quanto cresceram e se desenvolveram.
Mas volto a frisar: cada criança tem o seu
tempo! Algumas podem levar mais tempo
para se adaptar à rotina escolar, e por isso, necessitam de um período maior
para esta adaptação, principalmente as
mais tímidas e com idades menores. Há ainda aquelas crianças que se adaptam com
mais facilidade, e, nestes casos, não há necessidade da presença dos pais ou
responsáveis junto com a criança na escola.
Lembre-se de manter sempre uma
porta aberta para o diálogo e priorizar o bem estar da criança! A parceria
ESCOLA e FAMÍLIA é o que garante o sucesso do processo ensino-aprendizagem!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição 207, Nov 2007.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição 207, Nov 2007.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!