04/04/2018
PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO FUNDAMENTAL
Créditos da Imagem: Pixabay / Mote Oo |
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental I e II.
DURAÇÃO: 4 meses.
INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo é um momento apropriado não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da diversidade cultural dos países que dela participam. Por isso, o trabalho com mapas é muito importante. Atividades com mapa mundi, globo terrestre, pesquisas e troca de informações entre os alunos serão um ótimo recurso para o conhecimento das diferentes culturas existentes nas diversas partes do mundo.
JUSTIFICATIVA
A Copa do Mundo é uma grande oportunidade para se realizar um trabalho interdisciplinar e também para enriquecer as aulas. Eventos com este em questão, tornam-se excelentes espaços motivadores para o desenvolvimento de trabalhos e atividades que englobam diversas competências curriculares, em que se propões trabalhar e desenvolver dentro da escola diferentes habilidades e atividades, buscando estimular a expressão artística, expressão corporal, desenvolvimento psicomotor, a socialização, o espírito patriótico, a identidade e a ampliação do conhecimento de mundo dos alunos. A realização do evento também colabora para desenvolver o respeito ao próximo e à diversidade cultural e social, bem como o repúdio à discriminação de qualquer forma, baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer a história das Copas;
Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las, com enfoque para a pluralidade cultural;
Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;
Abordar a união dos povos pelo esporte, focando sempre no tema paz e no fair play, ou seja o respeito entre os jogadores e com as regras do jogo, ter espírito esportivo e não "jogar sujo", usar de violência, procurando jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital;
Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento das nossas experiências;
Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Identificar os países participantes da Copa do Mundo;
Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do mundo,
Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;
Desenvolver valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social e de opção sexual, entre outros;
Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.
ESTRATÉGIAS
Produção de textos individuais e coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de textos em murais;
Exposição de cartazes;
Hino Nacional Brasileiro;
Hino Nacional dos países participantes;
Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;
Bandeira do Brasil;
Bandeira dos adversários do Brasil;
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores;
Músicas que abordam o tema futebol;
Jingles de copas antigas e recentes;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades sobre a Copa do Mundo;
Pesquisa sobre a Copa do Mundo;
História das Copas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários
Organização de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
Textos jornalísticos;
Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países;
Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;
Pesquisa sobre a Sede da Copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e costumes;
Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede do Brasil e de outros países;
Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes.
RECURSOS UTILIZADOS
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);
Palitos de churrasco, de sorvete, etc;
Tesoura com ponta arredondada;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor;
Giz de cera;
Giz de lousa;
Massa de modelar;
Tinta guache;
Régua;
Gliter de diversas cores;
T.N.T;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Aparelho de TV e DVD;
Computador;
Projetor data show;
Rádio;
CDs;
Vídeos;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROM.
CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
Atividades orais e escritas;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
Brincadeiras;
Músicas;
Danças;
Coreografias;
Grito de guerra;
Torcida organizada;
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Histórias com fantoches;
Massinha de modelar;
Painéis;
Poemas;
Pesquisas;
Roda da conversa;
Dramatizações;
Elaboração de textos espontâneos;
Criação de histórias;
Textos de diversos gêneros referentes ao tema abordado;
Vídeos;
Palestras;
Teatro;
Montar um álbum de figurinhas da copa;
Confecção de viseiras da copa;
Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;
Desenhos livres sobre a copa;
Organização de um jogo de futebol;
Pesquisas sobre regras de um jogo de futebol e a função de cada jogador dentro do campo de futebol;
Pesquisas sobre os uniformes das seleções que participarão da copa do mundo;
Explicação de como se comportar para a execução do Hino Nacional.
Exposição de trabalhos;
Confecção de cartazes.
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
ADOREI SEU PROJETO! OBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES!
ResponderExcluirOlá Herika! Bem vinda! que bom que pude te ajudar! Beijinhos!
ExcluirOiTuca Martins. Obrigada pelas ideias. Estou fazendo um interdisciplinar. Sou da língua inglesa você me ajudou muito com os outros conteúdos. Obrigada!!!
ResponderExcluirOi Denise!!! Bem vinda!!! Que bom que gostou e que pude te ajudar!!! Beijinhos!!! Volte sempre!
ExcluirMuito bom!! amei o trabalho. Muito boa ajuda para quem não estava conseguindo realizar o projeto sem ajuda pedagógica.
ResponderExcluirRoberto Mario
Olá Roberto! Seja bem vindo ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que o conteúdo do projeto te ajudou! Fico feliz em saber! Volte sempre! Abraço!
ExcluirValeu pelo projeto, ajudou bastante,, parabéns!!!
ResponderExcluir🙋♀️ Oi Luciano! Bem-vindo! Muito obrigada pelas palavras🙏! Que bom que gostou da postagem e que ela tenha te ajudado! Fiquei feliz em saber 😊! Abraço!😇
ExcluirMuito obrigada por compartilhar esse projeto. Ele auxiliará na elaboração do projeto da minha turma.
ResponderExcluirOi Katia! 🖐 Bem-vinda ao Blog Cantinho Educativo! Que bom que a postagem te ajudou!!! 🙂🥰 Volte sempre!!! 🙏
Excluir