PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

02/04/2018

PROJETO COPA DO MUNDO - ENSINO INFANTIL

Créditos da Imagem: Pixabay / Mote Oo

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.

DURAÇÃO: 4 meses.


INTRODUÇÃO

A Copa do Mundo é um momento oportuno não só para a promoção do futebol, mas também para a divulgação da diversidade cultural dos países que dela participam. Por isso, o trabalho com mapas e globo terrestre é muito importante. Atividades assim, fazem com que os pequenos conheçam as diferentes culturas existentes nas diversas partes do mundo.


JUSTIFICATIVA

Eventos como a Copa do Mundo são excelentes oportunidades para se desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolve várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola, visando o desenvolvimento psicomotor, a expressão corporal, a expressão artística, a identidade e autonomia e a ampliação do conhecimento de mundo.


OBJETIVOS GERAIS

Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;

Desenvolver o respeito ao próximo;

Desenvolver a socialização;

Evidenciar o repúdio à discriminação de qualquer forma, baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;

Reforçar o espírito patriótico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a história das Copas;

Identificar os países participantes da Copa do Mundo;

Identificar os países através da bandeira e cores;

Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;

Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.


ESTRATÉGIAS

Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;

Exposição de textos em murais;

Exposição de cartazes;

Hino Nacional Brasileiro;

Bandeira do Brasil;

Bandeira dos adversários do Brasil;

Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;

Confecção de Bandeirinhas dos países participantes da copa do mundo;

Música da Copa;

Cruzadinhas;

Caça-palavras;

Decoração da escola e da sala de aula;

Pesquisa sobre a Copa do Mundo;

Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;

Álbuns de figurinhas;

Agenda da copa: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países;

Análise do placar dos jogos do Brasil e dos demais países;

Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as sedes do Brasil e de outros países.


RECURSOS UTILIZADOS

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado);

Palitos de churrasco, de sorvete, etc;

Tesoura com ponta arredondada;

Cola branca e colorida;

Lápis de cor;

Giz de cera;

Giz de lousa;

Massa de modelar;

Tinta guache;

Régua;

Gliter de diversas cores;

T.N.T;

Livros;

Mapas;

Globo terrestre;

Revistas;

Textos diversos;

Aparelho de TV e DVD;

Computador;

Projetor data show;

Rádio;

CDs;

Vídeos;

Lápis;

Cadernos;

Cartazes;

Sucatas;

Blocão;

Pintura a dedo;

Gibi;

Filmes;

Fotografias;

CD ROM.


CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

Atividades orais e escritas;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;

Brincadeiras;

Músicas;

Danças;

Coreografias;

Grito de guerra;

Torcida organizada;

Pinturas,

Dobraduras;

Recortes;

Histórias com fantoches;

Massinha de modelar;

Painéis

Pesquisas;

Roda da conversa;

Dramatizações;

Elaboração de textos espontâneos;

Criação de histórias;

Vídeos;

Teatro;

Montar um álbum de figurinhas da copa;

Confecção de viseiras da copa;

Confecção de bandeirinhas para enfeitar a escola e a sala de aula;

Desenhos livres sobre a copa;

Exposição de trabalhos;

Confecção de cartazes.


AVALIAÇÃO

A avaliação deverá realizar-se de maneira contínua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.

A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.




Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!