04/09/2018
O USO DA CHUPETA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Photo by Les Anderson on StockSnap |
O uso das chupetas nas
creches ou nos primeiros dias de aula na educação infantil não deve ser
proibido ou inibido. Ao contrário do que muitos pensam, elas ajudam na
adaptação escolar, funcionando como um objeto de relaxamento, de segurança, uma
lembrança do ambiente de casa, que minimiza a saudade dos pais, enquanto o
vínculo com o professor e com as outras crianças ainda não foi plenamente
estabelecido. Há crianças que até trazem para a escola, mas não chupam. Só o
fato de saber que a chupeta está dentro da bolsa, já as deixam calmas e
tranquilas.
Quando o vínculo com o
professor e os demais colegas foi consolidado, e, conforme a criança vai
adquirindo confiança, autonomia e sentindo-se segura dentro do ambiente
escolar, a tendência é o abandono do objeto. Este é um trabalho que deve ser
feito pelos professores em parceria com os pais! Lembre-se que o uso da chupeta
é um apego passageiro, por isso, precisa ser tolerado, mas não incentivado. Há professores
que ficam desesperados sem saber como agir, começam com explicações para as
crianças de como a chupeta pode atrapalhar a dentição, dicção, dificuldade na
fala, na tentativa de fazê-las largar a chupeta. Elas, com certeza, pouco
entenderão estes argumentos. O importante é incentivar sempre autonomia e a
independência das crianças, elas gostam de mostrar aos adultos que estão
crescendo, e, quando incentivados, acabam abandonando a chupeta facilmente.
Caso a criança ainda insista
em ficar com a chupeta durante a realização das atividades, traga para a sua
sala um bauzinho ou caixa bem decorados, que chame a atenção da criança. Não se
esqueça de colocar o nome dela. Diga que
aquele bauzinho ou caixa é para guardar tesouros, objetos que nós amamos, que
ali dentro ele estará bem guardado e
protegido, proponha que ela guarde aí a sua chupeta. Com o vínculo
estabelecido, a criança sentirá confiança no professor e atenderá
prontamente, sem choro e birra.
Os bauzinhos ou caixas devem
ser individuais com a devida identificação e colocados junto com os demais
pertences pessoais da criança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NÁPOLI, Lucas. O que são espaço e objetos transicionais?. 2013. Disponível em: <https://lucasnapoli.com/2013/01/13/o-que-sao-espaco-e-objetos-transicionais-final/>.
WINNICOTT, D.W. Objetos Transicionais e fenômenos transicionais. In Textos Selecionados – Da Pediatria à Psicanálise. Trad. De Jane Russo. Ed. Francisco Alves Editora S.A. RJ. 1978.
________________. Para Jacques Lacan. In D. Winnicott, O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes. 1990
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