05/03/2020
PROJETO OLIMPÍADAS - ENSINO FUNDAMENTAL I
Público alvo: Todos os alunos do Ensino Fundamental I.
Duração: 5 meses.
INTRODUÇÃO
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorece uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.
JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS GERAIS
Envolver os alunos em atividades saudáveis;
Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;
Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
Estimular a cooperação e a socialização;
Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;
Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.
Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
Perceber e aceitar as regras;
Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as variadas modalidades esportivas;
Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;
Identificar as diversas modalidades esportivas;
Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
Conhecer as regas que compõe cada modalidade;
Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas;
Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.
CONTEÚDOS PROPOSTOS
Pesquisas;
Atividades orais e escritas;
Roda da Conversa;
Brincadeiras rítmicas;
Ginástica;
Danças;
Coreografias
Textos espontâneos;
Teatro;
Vídeos;
Histórias;
Palestras;
Músicas;
Brincadeiras;
Produção de textos;
Painéis;
Murais;
Cruzadinhas;
Bingos;
Dominós;
Caça-palavras;
Quebra-cabeças;
Jogos da memória;
Atividades em folha;
Atividades individuais e coletivas;
Exposição de trabalhos;
Exposição de cartazes;
Esportes.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;
Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas;
Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas;
Regras de cada esporte;
Produção de texto coletivo;
Interpretação de textos;
Produção de textos individuais e coletivos;
Leitura informativa: impressa ou virtual;
Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;
Exposição de textos em murais;
Exposição de cartazes;
Música oficial das Olimpíadas;
Decoração da escola e da sala de aula;
Pesquisa sobre curiosidades sobre as Olimpíadas;
História das Olimpíadas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;
Textos jornalísticos;
Pesquisa sobre a importância da prática de esportes.
RECURSOS
HUMANOS
Equipe escolar;
Professores;
Pais de alunos;
Alunos.
MATERIAIS
Textos;
Materiais esportivos;
Rádio e CDs;
TV;
Vídeo;
Lousa;
Quadra esportiva;
Papel sulfite;
Pinceis;
Lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Fita métrica;
Bandeiras;
Xerox;
Computador;
Impressora;
Réguas;
Painéis para mural.
Livro de História;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Filmes;
Internet;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROM.
PRODUTO FINAL
Mini olimpíadas na escola;
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!