PROJETO OLIMPÍADAS - ENSINO FUNDAMENTAL II - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

09/03/2020

PROJETO OLIMPÍADAS - ENSINO FUNDAMENTAL II


Público alvo: Todos os alunos do Ensino Fundamental II.


Duração: 5 meses.


INTRODUÇÃO

O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.

A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral e para a divulgação da nossa diversidade cultural e queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.

A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, pois possibilitam e favorece uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.


JUSTIFICATIVA

Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.

Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.


OBJETIVOS GERAIS

Envolver os alunos em atividades saudáveis;

Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;

Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;

Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;

Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;

Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde e o bem estar;

Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;

Estimular a cooperação e a socialização;

Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios, adquirindo o senso crítico para a aceitação dos resultados (ganhar ou perder), respeitando as regras de uma competição;

Desenvolver e estimular a curiosidade e o interesse por outras culturas.

Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;

Perceber e aceitar as regras como forma de organização e disciplina da própria vida.

Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;

Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

Enfocar a pluralidade cultural;

Abordar a união dos povos pelo esporte;

Reforçar o espírito patriótico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer as variadas modalidades esportivas;

Conhecer a história e a origem das Olimpíadas, os jogos, as modalidades da época e os trajes usados nas competições antigamente;

Relacionar as modalidades esportivas;

Identificar as diversas modalidades esportivas;

Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;

Conhecer as regas que compõe cada modalidade.

Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;

Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;

Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas;

Conhecer as contradições de nosso país;

Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante das Olimpíadas,

Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;

Identificar os países através da bandeira e cores;

Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.


CONTEÚDOS PROPOSTOS

Pesquisas;

Ginástica;

Danças;

Coreografias;

Textos espontâneos;

Teatro;

Vídeos;

Histórias;

Palestras;

Músicas;

Produção de textos;

Painéis;

Murais;

Atividades em folha;

Atividades individuais e coletivas;

Exposição de trabalhos;

Exposição de cartazes;

Esportes.


ESTRATÉGIAS

Pesquisas sobre as modalidades esportivas;

Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;

Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas: como e porque foi escolhido;

Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas;

Pesquisas sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;

Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas;

Regras de cada esporte;

Produção de texto coletivo;

Interpretação de textos;

Produção de textos individuais e coletivos;

Leitura informativa: impressa ou virtual;

Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;

Exposição de textos em murais;

Exposição de cartazes;

Música oficial das Olimpíadas;

Decoração da escola e da sala de aula;

Pesquisa sobre curiosidades sobre as Olimpíadas;

História das Olimpíadas;

Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários;

Textos jornalísticos;

Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;

Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;

Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.


RECURSOS

HUMANOS

Equipe escolar;

Professores;

Pais de alunos;

Alunos.


MATERIAIS

Textos;

Materiais esportivos;

Rádio e CDs;

TV;

Vídeo;

Lousa;

Quadra esportiva;

Papel sulfite;

Pinceis;

Lápis de cor;

Cola;

Tesoura;

Fita métrica;

Bandeiras;

Xerox;

Computador;

Impressora;

Réguas;

Painéis para mural.

Livro de História;

Livros;

Mapas;

Globo terrestre;

Revistas;

Textos diversos;

Filmes;

Internet;

Lápis;

Cadernos;

Cartazes;

Sucatas;

Papel;

Blocão;

Pintura a dedo;

Gibi;

Filmes;

Fotografias;

CD ROM.


PRODUTO FINAL

Mini olimpíadas na escola;

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;

Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.


AVALIAÇÃO

A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.

A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


2 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Idel! Muito obrigada! 🙏
      Que bom que gostou! Feliz com com o seu comentário! 😊
      Volte sempre! 🖐

      Excluir

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Todos os comentários são moderados.
😊 Só serão publicados aqueles que respeitam as regrinhas abaixo:
✔ Comentários ANÔNIMOS não serão publicados;
✔ Comentários que contenham links ou spans não serão publicados;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões não serão publicados;
✔ O comentário dever estar relacionado com o assunto da postagem publicada, caso contrário, ele não será publicado.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!