03/03/2020
PROJETO OLIMPÍADAS - ENSINO INFANTIL
Público alvo: Todos os alunos da Educação Infantil.
Duração: 5 meses.
INTRODUÇÃO
O esporte de um modo geral sempre fez parte do dia a dia das pessoas e esteve muito presente na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores e modificando atitudes.
A realização das Olimpíadas é uma oportunidade não só para a promoção dos esportes que delas fazem parte, mas também para o esporte de modo geral. Como educadores, queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como um momento de união entre todos os povos, onde são superadas diferenças culturais, sociais, raciais, religiosas, políticas e também as guerras.
A educação e o esporte não podem se separar, nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas. Além das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela, contribuem significativamente para a formação integral dos alunos, e vêm de encontro com o que é proposto pelo RCNEI, em seu eixo Movimento, cujo objetivo é favorecer, através de práticas educativas, uma maior sociabilidade, solidariedade, cooperação trabalha de equipe e integração entre os alunos dentro das escolas.
JUSTIFICATIVA
Por ser um evento esportivo histórico, pois promove a união de todos os países e reunião de atletas de várias modalidades esportivas num só lugar, surge a necessidade do tema ser trabalhado em sala de aula e dentro da escola.
Além disso, é sabido que, a prática esportiva é uma ótima forma de terapia. Por isso, cabe a escola e nós professores, estimular em nossos alunos a prática desportiva, favorecendo assim, a melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS GERAIS
Envolver os alunos em atividades saudáveis;
Resgatar valores, autoestima, integração escolar e social, respeito mútuo;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
Estimular o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social nos alunos;
Estimular a cooperação e a socialização;
Estimular a competição saudável, valorizando as conquistas para superar os desafios;
Mostrar a importância do esporte como fonte de saúde física e mental;
Perceber e aceitar as regras;
Reforçar o espírito patriótico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer as variadas modalidades esportivas;
Conhecer a história e a origem das Olimpíadas;
Identificar as diversas modalidades esportivas;
Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
Identificar os países que se classificaram para as Olimpíadas;
Identificar os países através da bandeira e cores;
Valorizar o respeito à diversidade cultural e social.
CONTEÚDOS PROPOSTOS
Pesquisas;
Roda da Conversa;
Roda da Novidade;
Dramatizações;
Brincadeiras rítmicas;
Ginástica;
Ginástica cantada;
Esquema corporal;
Atividades de expressão corporal;
Danças;
Teatro;
Vídeos;
Histórias;
Músicas;
Brincadeiras;
Painéis;
Murais;
Cruzadinhas;
Dominós;
Caça-palavras;
Quebra-cabeças;
Jogos da memória;
Atividades em folha;
Exposição de trabalhos;
Esportes.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre as modalidades esportivas;
Pesquisas sobre a origem das Olimpíadas;
Pesquisas sobre o Mascote das Olimpíadas;
Pesquisas sobre os países que participarão das Olimpíadas;
Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas;
Leitura informativa;
Exposição de cartazes;
Música oficial das Olimpíadas;
Decoração da escola e da sala de aula;
História das Olimpíadas;
Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários.
RECURSOS
HUMANOS
Equipe escolar;
Professores;
Pais de alunos;
Alunos.
MATERIAIS
Textos;
Materiais esportivos;
Rádio e CDs;
TV;
Vídeo;
Lousa;
Quadra esportiva;
Papel sulfite;
Pinceis;
Lápis de cor;
Cola;
Tesoura;
Fita métrica;
Bandeiras;
Xerox;
Computador;
Impressora;
Réguas;
Painéis para mural.
Livro de História;
Livros;
Mapas;
Globo terrestre;
Revistas;
Textos diversos;
Filmes;
Internet;
Lápis;
Cadernos;
Cartazes;
Sucatas;
Papel;
Blocão;
Pintura a dedo;
Gibi;
Filmes;
Fotografias;
CD ROM.
PRODUTO FINAL
Mini olimpíadas na escola;
Exposição de trabalhos realizados pelos alunos;
Exposição de painéis e murais confeccionados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade, onde será possível verificar se houve êxito nos objetivos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Projeto sujeito à flexibilidade, portanto poderá ser mudado ou acrescentado, de acordo com as expectativas da classe.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Parabéns pela riqueza de projeto.
ResponderExcluirOlá!!! Muito obrigada! Que bom que gostou!
ExcluirParabéns a todos os envolvidos
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou!😊
ExcluirParabéns muito obrigada vou me inspirar no seu projeto😘😘
ResponderExcluirOlá! Bem vinda! Muito obrigada! Ah... que legal! Que bom que gostou! Fico feliz que o que foi postado aqui servirá de inspiração para vc elaborar o seu projeto!
ExcluirVolte sempre!