10/02/2022
PROJETO LEITURA NA ESCOLA
Photo by Suad Kamardeen on Unsplash |
PÚLBICO ALVO: Educação Infantil e Fundamental – séries iniciais
DURAÇÃO: Todo Ano Letivo
JUSTIFICATIVA:
A atividade de leitura deve ser
sempre incentivada na escola. A intenção maior deste projeto é fazer os alunos
vivenciarem o mundo letrado e o papel de leitores, mesmo que ainda não saibam
as convenções da leitura e escrita.
Muito mais que decifração ou
decodificação de símbolos, ler significa interpretar e compreender o que se lê,
sendo capaz de aprender e atribuir sentido à leitura.
Umas das formas de trabalhar a
leitura com as crianças menores são os contos de fadas. Estes tipos de
histórias são textos que cativam e ampliam os limites do imaginário infantil.
De modo geral, as crianças são bastante atraídas
e receptivas por este tipo de narrativa, pois enquanto alguém lê ou conta
histórias, as crianças mergulham no mundo da fantasia, transportando-se para o
mundo encantado w dele faz parte, e isto, é fundamental para o desenvolvimento
da crianças e para a ampliação da visão de mundo delas.
Os contos ouvido através de CDs,
são sempre acompanhadas de músicas, que tornam as histórias mais atrativas e
ainda reforçam partes importantes da narrativa, ajudando os alunos a ter uma
melhor compreensão do enredo, além de trazer muitas rimas e ritmos variados que
também contribuem para o aumento do repertório musical das crianças.
OBJETIVOS GERAIS:
Contribuir para a aquisição da
leitura e escrita;
Familiarizar-se com o mundo
letrado;
Despertar o gosto e o interesse
pela leitura;
Valorizar a leitura como fonte de
prazer e conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Participar de situações em que o
adulto é o leitor;
Participar de situações em que as
crianças são os leitores, ainda que não lêem convencionalmente;
Familiarizar-se com a escrita
através do manuseio de livros;
Escutar histórias, apreciando a
leitura feita pelo professor;
Oferecer repertório de leitura
variado às crianças;
Escolher livro para ler e
apreciar;
Promover interações
significativas entre alunos e professor, por meio de práticas de leitura.
PROCEDIMENTOS:
Observação e manuseio de livros
de história;
Sequência da história: começo,
meio e fim;
Características dos contos:
musicalização, ritmo, rimas;
Dramatização;
Conto e reconto das histórias;
Roda da leitura;
Roda da história;
Cruzadinhas;
Caça-palavras;
Enigmas;
Ilustração da história ou conto;
Reescrita da história;
Confecção de livrinhos de
história;
Confecção de máscaras;
Desenho sobre a cena preferida;
História seriada;
Filmes.
RECURSOS:
Lousa;
Blocão;
Diversos portadores de textos;
Livros de literatura infantil;
Fantoches;
Rádio;
Televisão;
Cds;
DVDs;
Fantoches;
Produção de desenhos;
Filmes.
HISTÓRIAS TRABALHADAS:
A Bela Adormecida;
A Bela e a Fera;
O Pequeno Polegar;
Pinóquio;
A Pequena Sereia;
Branca de Neve;
Cinderela;
Chapeuzinho Vermelho;
O Patinho Feio;
João e Maria;
Os Três Porquinhos;
Rapunzel.
AVALIÇÃO:
A avaliação será realizada
durante o decorrer do projeto, através de observações e anotações feitas pela
professora; pelas conversas e questionamento surgidos em sala de aula, onde
poderá ser verificado se houve êxito nos objetivos propostos.
PRODUTO FINAL:
Exposição dos trabalhos
realizados:
Mural de histórias:
Teatro de Fantoches feito pelos alunos.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!