02/05/2022
FICHA DE REGISTRO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
SUGESTÃO DE FICHA DE REGISTRO PARA AVALIAR A ADAPTAÇÃO ESCOLAR EM CRECHES.
Créditos da Imagem: Pixabay. |
Nós, já falamos aqui no blog que a avaliação é um momento importante no processo educativo e que o registro dos avanços e dificuldades dos alunos também é um fator fundamental para se elaborar os relatórios avaliativos de desenvolvimento dos alunos, como por exemplo, o perfil da turma e o relatório individual do aluno.
Avaliar exige comprometimento e sensibilidade, por isso, algumas orientações quanto à elaboração desses relatórios precisam ser levadas em conta, para não criar rótulos para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Este modelo de ficha tem como objetivo auxiliar o professor no registro das observações a respeito da adaptação escolar das crianças, seu relacionamento com os colegas e o professor, bem como assinalar os avanços e dificuldades delas na socialização, brincadeiras e interação em sala de aula.
Ao fazer estes registros, os professores podem conhecer melhor os alunos e ajudar os professores dos anos seguintes a ter um maior conhecimento das necessidades, dificuldades e avanços dos alunos que estão recebendo.
É um instrumento pedagógico valioso para o professor saber do que realmente o aluno necessita e como ajudar aqueles que apresentam alguma dificuldade em sala de aula, contribuindo de maneira importante no processo de avaliação no final de cada período letivo, como a elaboração dos relatórios individuais de avaliação e o perfil da turma.
Vale ainda lembrar que estas fichas de registro têm como objetivo único e exclusivo a intervenção pedagógica por parte do professor e da equipe escolar. Não se deve criar rótulos para o aluno que enfrenta dificuldades. Ao relatar o problema, as pontuações devem ser feitas de maneira clara e objetiva.
Esta ficha, juntamente com a ficha de anamnese preenchida
pelos pais dos alunos, muito ajudarão o professor a conhecer melhor seus alunos
e como atuar junto a eles em sala de aula.
Na parte intitulada como “OUTROS CRITÉRIOS”, você pode descrever outras características, habilidades e comportamentos da criança e também ainda evidenciar que atitudes estão sendo tomadas pela escola - equipe pedagógica e professor -, juntamente com a família, para que as dificuldades venham a ser superadas pelo aluno.
NOME |
COMO FOI A SUA
CHEGADA NO PRIMEIRO DIA DE AULA? |
PROCURA OS COLEGAS
PARA BRINCAR OU NÃO? |
DEMONSTRA
PREFERÊNCIA POR ALGUM COLEGA? |
EM SITUAÇÕES DE
CONFLITO SOLICITA INTERVENÇÃO? |
COMO É SEU RELACIONAMENTO COM O PROFESSOR? |
OUTROS CRITÉRIOS |
Mariana Alves |
Chorou
muito. |
Brinca
sozinha. |
Não. |
Algumas
vezes. |
Bom e
afetuoso. |
É uma aluna
muito tímida. |
Lucas Oliveira |
Adaptou-se
com facilidade. |
Sim. Brinca
com todos os alunos. |
Sim. Gosta
muito do Gustavo. |
Sim. |
Bom. Gosta
de ajudar. |
É uma
criança bastante agitada, mas afetuosa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!