09/03/2023
CONSTRUTIVISMO - A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM PELO ALUNO.
Foto de Gautam Arora na Unsplash |
O Construtivismo é o nome pelo qual se tornou conhecida a linha pedagógica que chegou ao Brasil na década de 80 e foi muito aplicado nas salas de aula nos anos 90. Não se trata de uma pedagogia ou método de ensino. É uma teoria a respeito do aprendizado. Pode ser caracterizado também como uma corrente de pensamento, que teve grande influência no campo das teorias pedagógicas.
A base da teoria do construtivismo está centrada nos estudos do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), a maior autoridade do século XX sobre o processo do funcionamento da inteligência e de aquisição do conhecimento. Inspirado nas ideias de Piaget, o Construtivismo procura estimular a curiosidade, a espontaneidade da aprendizagem, onde o aluno é instigado a construir o seu conhecimento, através da sua interação com o meio e com os demais colegas de classe.
O Construtivismo busca desenvolver práticas pedagógicas sob medida para cada degrau do desenvolvimento cognitivo da criança, propondo que ela participe ativamente do seu processo de conhecimento, buscando respostas a partir de seus próprios conhecimentos, avançando neste processo através da experimentação e do trabalho em grupo.
Quem adotou e tornou conhecida a teoria do construtivismo foi uma aluna e colaboradora de Jean Piaget, a psicóloga e psicolinguista Emília Ferreiro, nascida na Argentina em 1936 e radicada no México. Partindo da teoria de Piaget, ela ampliou a teoria para o campo da leitura e escrita, pesquisando e investigando como as crianças aprendem a ler e a escrever. Estudando este processo mental, ela concluiu que as crianças podem se alfabetizar em sozinhas. Este processo é facilitado se a criança for estimulada a estar em contato com livros, letras e textos desde a mais tenra idade.
O Construtivismo busca explicar como o processo de conhecimento acontece nas crianças. Que estratégias e meios são utilizadas pelas crianças para aprender, ou seja, busca explicar os mecanismos de funcionamento da inteligência. A criança aprende através da sua realidade.
A grande contribuição do construtivismo em relação à educação é mostrar que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno. É ele quem direciona o seu aprendizado. Valoriza a individualidade de cada criança, respeitando o andamento da aprendizagem de cada aluno, pois leva em consideração o ritmo que cada criança tem para aprender.
O professor tem papel fundamental, pois ele é o mediador da aprendizagem, criando possibilidades e promovendo situações - problemas, que façam o aluno refletir, levantar hipóteses e buscar respostas, avançando assim, em seus conhecimentos. O professor, neste processo, tem uma presença menos impositiva e opressora em classe, passando a ser um motivador e estimulador, não impedindo o desabrochamento a aprendizagem, deixando que os alunos evoluam cognitivamente.
O Construtivismo é uma teoria interacionista, ou seja, a construção do sujeito bem como desenvolvimento da sua inteligência, se dá através das combinações entre bagagem hereditária, experiências vividas e a interação com o meio. Opõe-se às concepções inatistas e empiristas.
No construtivismo, é o aluno quem direciona o seu aprendizado e o trabalho em grupo é muito valorizado, pois é assim que a aprendizagem acontece, na troca de experiências e saberes. O professor deve garantir essa interação.
O Construtivismo sozinho não promove mudanças. Há necessidade, acima de tudo, de mudança comportamental, tanto por parte do professor como de toda a escola.
Nessa mudança de postura, o professor passa por dois momentos, o individualista e socializado, pois, ou ele respeita e leva em conta as experiências dos seus alunos, ou despreza e ignora essas experiências. Mas acima de tudo, ele precisa ser um "ser desejante" de significados, de valores, de sentido para a vida e para o que se ensina e aprende.
Nesta perspectiva, deve-se sempre considerar o indivíduo no seu meio, dinamizando as atividades em classe, respeitando o ritmo de cada criança tem para aprender. Fazendo o aluno participar ativamente do processo de aprendizado. O erro deve ser encarado como algo construtivo, como um ponto de partida e não um fim em si mesmo.
O aluno tem o aprendizado de forma individual e o professor precisa respeitar essa individualidade.
O Construtivismo considera a sistematização do ensino, o uso de cartilhas e livros didáticos desnecessários, pois não levam em consideração a individualidade das crianças e não estimulam a criatividade. A gramática deve ser trabalhada na medida que os alunos aprendem a ler e escrever, afirmando que o uso de fórmulas não leva os alunos ao conhecimento. Entretanto, a memorização da tabuada é aceita.
Para ser construtivista um professor precisa ter:
✔ Mente aberta
✔ Sensibilidade
✔ Flexibilidade
✔ Desprendimento intelectual
✔ Desejo de aprender sempre mais
✔ Renovação
✔ Autoavaliação contínua
✔ Autoridade natural
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