EMÍLIA FERREIRO – A EDUCADORA QUE REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO E MUDOU A FORMA DE OLHAR COMO AS CRIANÇAS APRENDEM. - CANTINHO EDUCATIVO
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31/10/2023

EMÍLIA FERREIRO – A EDUCADORA QUE REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO E MUDOU A FORMA DE OLHAR COMO AS CRIANÇAS APRENDEM.

 



Emília Ferreiro nasceu em Buenos Aires,  Argentina, em 5 de maio de 1937. Formou-se em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires em 1970. Além de psicóloga, ela também foi pedagoga e psicolinguista.

 

Em 1979, mudou-se para o México juntamente com o seu marido, o físico e epistemólogo Rolando García, onde acabou radicando-se.

 

Foi colaboradora de Jean Piaget, atuando como pesquisadora assistente nas pesquisas do mesmo sobre Psicoliguísgica Genética. Piaget também foi o seu orientador em seu doutorado na Universidade de Genebra.

 

Após o doutorado, Emília Ferreiro deu continuidade as suas pesquisas sobre alfabetização. Ela tornou conhecida a Teoria Construtivista. Sempre foi uma pesquisadora preocupada com as práticas em sala de aula.

 

Em seus estudos, Emília Ferreiro procurou observar como se dá o processo de aquisição da leitura e escrita por parte das crianças

 

Partindo da teoria de Piaget, ela pesquisou o processo pela qual as crianças aprendem a ler e escrever, ampliando assim, a teoria para o campo da leitura e escrita, concluindo que a criança pode alfabetizar-se sozinha, desde que esteja inserida em um ambiente de letramento, sendo estimulada e em contato contínuo com letras e diferentes textos, mesmo não sabendo ainda as convenções da escrita.

 

Ambas as pesquisas de Emília Ferreiro como as de Jean Piaget, demonstraram que as crianças têm participação ativa na construção do seu aprendizado e aquisição dos seus conhecimentos. Daí deriva-se o termo Construtivismo.

 

Foi crítica ferrenha dos exercícios de prontidão e também da cartilha por considerá-los métodos que não desenvolvem a compreensão conceitual da escrita. Para ela, a alfabetização não deve estar isolada da escrita, com uso de atividades com palavras isoladas, simples e sonoras, que não permitem que as crianças aprendam a função social da escrita. De acordo com ela, estas  atividades baseiam-se na memorização e decodificação, apresentando  pouco ou nenhum desafio para a reflexão da escrita por parte das crianças.

 

As suas descobertas a respeito do processo de alfabetização começaram a chegar no Brasil, no início dos anos 80 e causaram grande impacto na época.

 

Seu livro "A Psicogênese da Língua Escrita" foj considerado quase uma bíblia por grande parte cos educadores brasileiros.

 

Nesta obra, Emília Ferreiro afirma que o seu desejo não era criar um novo método de alfabetização, mas investigar  e compreender  como as crianças aprendem a ler e escrever e de que forma o professor em sala de aula, pode auxiliá-las a avançarem neste processo. Segundo ela, toda criança durante o seu processo de alfabetização passa por quatro fases, a saber:

 

Pré-silábica: a criança não consegue relacionar as letras com a língua falada, utilizando pseudoletras - tentam imitar a escrita do adulto.

 

Silábica: de maneira particular, a criança começa a atribuir valor sonoro a cada sílaba. Começam a fazer a correspondência entre a fala e a escrita.

 

Silábico-alfabética: começa a ter consciência da importância do uso das vogais e consoantes, omitindo algumas letras às vezes. Começa a identificar cada sílaba dentro da palavra escrita.

 

Alfabética: domina plenamente o valor de letras e sílabas, embora ainda apresentando alguns erros ortográficos.

 

Passadas mais de duas décadas, Emília Ferreiro ainda é uma referência quando o assunto é Construtivismo e o valor de suas pesquisas a respeito de como as crianças constroem o seu conhecimento é inegável e ainda oferece grandes constribuições para educadores, especialistas e futuras pesquisas.

 

Emília Ferreiro, faleceu em 26 de agostos de 2023, na Cidade do México, México, aos 86 anos. Muito atuante no campo educacional, trabalhou e contribuiu intensa e incansavelmente com suas pesquisas, sua experiência e seu  conhecimento para a educação, através da docência, ministrando palestras e cursos, desenvolvendo projetos, orientando teses, reuniões  e participando de grupos de pesquisas e discussões a respeito da alfabetização.

 

Suas contribuições teóricas tiveram grande impacto no campo educacional na América Latina e o seu legado sempre será fonte de novas pesquisas, sobre o modo de pensar das crianças e como elas aprendem, e sobretudo,  continuará contribuindo, influenciando e revolucionando o trabalho e o pensamento de muitos profissionais da educação.



✔ https://revistaeducacao.com.br/2023/08/28/emilia-ferreiro-contribuicao-educacao/


✔ https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao


✔ https://porvir.org/alfabetizacao-e-falar-de-emilia-ferreiro/


✔ https://desafiosdaeducacao.com.br/emilia-ferreiro-educacao-infantil/


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