22/01/2024
MARIA MONTESSORI – A MÉDICA QUE DEDICOU SUA VIDA ÀS CRIANÇAS!
Créditos da Imagem: Imagem de Domínio Público |
Maria
Montessori foi uma mulher que esteve sempre à frente de seu tempo. Lutou contra
tudo e todos para realizar seu sonho de cursar medicina, em uma época que
somente homens formavam-se médicos, sendo portanto, a única mulher a cursar
medicina na Universidade de Roma. Olhou para aqueles que vivem à margem da
sociedade com carinho e respeito que merecem, e por isso, mudou sua vida e a
história da educação. O método de
aprendizagem e materiais pedagógicos criados por ela, são até hoje utilizados
na educação em todo o mundo.
Maria
Montessori, nasceu em 31 de agosto de 1870, em Chiaravalle, na Itália.
Médica e educadora, desde muito cedo interessou-se pelas ciências e por isso
seu método de ensino é resultado de suas pesquisas científicas e empíricas
desenvolvidas através da observação das crianças em diversos ambientes sociais.
O nome
de Montessori é reconhecidamente e com razão associado à Educação Infantil e
seu método é centrado na auto-educação do aluno, com ênfase na autonomia,
liberdade com limites e respeito ao desenvolvimento natural da criança,
evidenciando assim, que o potencial de aprender está em cada um de nós e o
papel do professor é o de facilitador desta aprendizagem, ser um guia para a
criança na construção do seu conhecimento.
Logo após a sua formatura, Maria Montessori
interessou em trabalhar com crianças com algum comprometimento cognitivo, e
posteriormente passou a dedicar o seu trabalho com crianças com ou sem comprometimento,
os procedimentos usados na educação dos que tinham comprometimento. Em 1907
criou a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das crianças) dedicada às crianças
que ainda não tinham idade para frequentar a escola, onde também podia
observá-las brincando e colocar em prática seus estudos e pesquisas no campo da
educação, e principalmente, suas teorias que inicialmente foram aplicadas às
crianças com deficiência mental. Nesta instituição, Montessori também pode
colocar a prova também o Método Montessori de aprendizagem.
O método é fundamentado nas experiências
sensoriais, onde a criança é estimulada a aprender através de diferentes
atividades, partindo do concreto (o material didático) para o pensamento
abstrato, visando despertar a concentração, o interesse, além de desenvolver
sua inteligência e imaginação criadora.
O Método Montessori é constituído de
materiais compostos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas e espessuras
diferentes; coleções de superfícies de diferentes texturas e diferentes sons.
Dentre estes materiais destacamos: material dourado, caixa de blocos lógicos,
alfabeto móvel, ábaco montessoriano, letras e números de lixa, caixa dos fusos,
torre rosa, escada marrom, as barras
vermelhas e azuis, cilindros
coloridos, caixas de cores, tubinhos de cheiro, caixa dos
rumores, placas do tato, caixa das fazendas (com panos de
diferentes texturas), sólidos
geométricos, etc.
A pedagogia montessoriana evidencia que
para o desenvolvimento físico e mental da criança é importante a liberdade, a
atividade e o estímulo. De acordo com Montessori, liberdade e disciplina andam
juntas, elas se equilibram, devendo funcionar em união, para que assim a
criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, conquistando paulatinamente a sua autonomia e
independência.
De acordo com Maria Montessori, o
desenvolvimento infantil se dá em planos de desenvolvimento, em que cada época
da vida predominam necessidades e comportamentos específicos e para tanto,
exigem diferentes estratégias e estímulos de aprendizagem.
Primeiro
Plano do Desenvolvimento (0 a 6 anos): A criança explora o mundo de uma maneira
sensorial.
Segundo
Plano do Desenvolvimento (6 a 12 anos): A criança começa a interagir com o mundo
e as pessoas a sua volta. Tem como referência o comportamento adulto.
Terceiro
Plano do Desenvolvimento (12 a 18 anos): Fase da adolescência. Crescente
socialização, autonomia e independência. Fase de consolidação e crescimento de
interesses. Desenvolvimento da preocupação com o mundo e responsabilidade
social.
Quarto
Plano do Desenvolvimento (18 a 24 anos): Fase adulta. Desenvolvimento da
maturidade, inserção na sociedade, conquista plena da sua independência, capaz
de tomar decisões sozinho e manter estabilidade social e emocional.
Segundo
Montessori, ao compreendermos de maneira completa como se dá o desenvolvimento
em cada etapa da vida da criança, permiti-nos utilizar recursos mais adequados
a cada fase e oferecer de maneira mais eficaz os estímulos que cada criança
necessita individualmente.
Dando
suporte a estes planos de desenvolvimento, a pedagogia montessoriana está fundamentada em seis pilares educacionais
que são responsáveis por formar a base
da teoria e prática desta pedagogia.
Autoeducação:
a capacidade inata da criança de aprender.
Educação
Cósmica: a compreensão do mundo a sua
volta.
Educação
como ciência: compreender a melhor forma de ensinar cada criança e avaliar a
eficácia do trabalho do professor cotidianamente.
Ambiente
Preparado: lugar organizado adequadamente para atender às necessidades
biológicas e psicológicas da criança, com materiais e mobílias adequados para o
pleno desenvolvimento de maneira livre e autônoma.
Adulto
Preparado: tal como o ambiente, o profissional também deve estar atento e
conhecer as fases do desenvolvimento infantil, ter domínio das ferramentas
pedagógicas de eficiência comprovada para guiar e estimular a criança a
aprender e se desenvolver.
Criança
Equilibrada: é a criança cujo desenvolvimento corresponde à faixa etária em que se encontra., aliando
liberdade e disciplina.
A
partir de 1940, o Método Montessori se difundiu pelo mundo e tem sido
utilizado desde o berçário até o Ensino Médio.
Em
1947, Maria Montessori falou para a UNESCO sobre “Educação e Paz”. Em 1949
recebeu a primeira de três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Em 1951, com 81
anos, participou do 9° Congresso
Montessori Internacional, este é o último registro de atividade em público.
Maria
Montessori, faleceu em 6 de maio de 1952, na Holanda, de hemorragia cerebral,
antes de completar 82 anos, na companhia de seu filho, Mário Montessori, que
herdou o legado de seu trabalho.
👉 https://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/05/o-que-e-o-metodo-montessori-de-ensino
👉 https://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno
Filmes:
👉 Maria Montessori: Uma Vida dedicada às Crianças
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