22/03/2024
PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO - PEI
Foto de Gabrielle Henderson na Unsplash |
O PEI,
Plano de Ensino Individualizado, é um documento elaborado pelo professor em
conjunto com a equipe pedagógica da escola e profissionais que acompanham o
aluno em razão da sua deficiência, transtorno e dificuldade de aprendizagem.
Este documento
tem como objetivo principal especificar para estes alunos um planejamento de
ensino, de acordo com as necessidades educacionais deles, levando-se em conta
também as suas habilidades já consolidadas.
O
intuito é colocar para aquele aluno específico um planejamento educacional de
acordo com as necessidades dele, em razão da sua deficiência. A elaboração
deste plano é feita em conjunto pela
escola e profissionais que acompanham esse aluno.
O PEI é
definido como uma estratégia que estabelece um planejamento escolar
individualizado, onde são descritas as dificuldades, habilidades consolidadas e
as necessidades a serem potencializadas. Cuja avaliação deve ser revista e
realizada periodicamente.
É
importante ressaltar que, o PEI é um documento que pode ser utilizado não
só para os casos previstos nos artigos
58 e 59 da LDBN (Transtorno do Espectro Autista (TEA),
alunos com altas habilidades ou superdotação), mas também para as
adaptações razoáveis, previstas na LBI 13146 (Lei Brasileira de Inclusão), ou
seja, caso você tenha alunos com dislexia, TDHA ou alguma outra dificuldade de
aprendizagem, o PEI pode ser elaborado para atender às necessidades
educacionais destes alunos, levando-se em consideração as especificidades de
cada um.
É
importante ressaltar que o PEI pode fornecer informações muito importantes para
conhecer os alunos e ajustar o conteúdo a ser ensinado com as necessidades
deles , onde o professor pode selecionar com maior eficiência materiais
didáticos e pedagógicos, adaptar o
currículo e ajustar conteúdos,
metodologia e avaliação, de acordo com o que realmente o aluno
necessita, tornando assim, as suas intervenções pedagógicas sejam mais atuantes
e pontuais.
O PEI é
um importante instrumento pedagógico que deve conter as habilidades que o aluno
já possui e as que devem ser potencializadas, os conteúdos que serão
trabalhados com a criança, os objetivos que queremos alcançar em cada um deles,
a metodologia, os recursos a serem utilizados e o prazo para colocar em prática
o que foi proposto no documento.
É importante ressaltar que ele é um recurso que ajuda no ajuste das adaptações curriculares, no processo de avaliação no final de cada período letivo e, acima de tudo, ajuda o professor e demais profissionais a conhecer melhor os alunos, bem como suas habilidades consolidadas e as suas necessidades a serem potencializadas.
REFERÊNCIA BOBLIOGRÁFICA;
BRITO, Vilma Miranda.; BASSI, Tania Mara dos Santos. O Plano Educacional Individualizado (PEI) na educação especial: uma contribuição no processo de escolarização da pessoa com deficiência. In: GUILHERME, Willian Douglas. Educação no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas. 1ª. ed. Ponta Grossa: Atena, v. I, 2019. Cap. 12, p. 106-116.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!