12/04/2024
LEV VYGOSTSKY - A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DÁ POR MEIO DA INTERAÇÃO E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em
Orsha, em 17 de novembro de 1896, na
Bielorrússia. Morreu jovem, com
apenas 37 anos de idade, em 11 de junho de 1934, em Moscou, devido a tuberculose, doença que já o
acompanhava por quatorze anos.
Vygostsky e Piaget viveram na mesma
época, mas nunca se encontraram, não chegaram a se conhecer, devido basicamente
às questões políticas da época, principalmente por causa de Vygostky que vivia
na Rússia e passava pela Revolução Russa. Os conflitos políticos foram também
os responsáveis pela obra de Vygotsky não ser conhecida naquele período e só
ser descoberta e valorizada muitos anos após a sua morte, nos fins anos 70 e
80.
Apesar de morrer precocemente,
Vygotsky concebeu uma obra vasta e mesmo 86 anos após sua morte, essa obra
ainda está em pleno processo de descoberta e continua a ser influente hoje em
dia nos meios educacionais. É impressionante o que ele produziu em uma vida tão
curta e como nos dias atuais as suas ideias fomentam debates ao redor do mundo
sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças
e aprendizagem.
Vygotsky foi o pioneiro na elaboração
do conceito de teoria sociointeracionista do conhecimento, que define a
aprendizagem como um processo social decorrente das interações sociais com
outros indivíduos e com o ambiente. A sua teoria de aprendizagem dá ênfase ao
papel das relações sociais no desenvolvimento cognitivo da criança, ou seja, o
desenvolvimento intelectual das crianças é resultado das interações sociais que elas estabelecem e
condições de vida.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento
cognitivo do aluno se dá por meio da interação e da troca de experiências com
outras crianças, pois é nessa troca que o conhecimento e funções sociais são
assimilados. De acordo com ele, é importante apostar no potencial de cada aluno
e respeitar o ritmo que cada criança tem para aprender, valorizando suas
habilidades individuais, por isso, na avaliação o foco é não centrar-se somente
em determinar o que um aluno já aprendeu, mas no observar as dificuldades de
cada criança e de como ela pode avançar na construção do seu conhecimento.
O aluno, de acordo com Vygotsky, não
é apenas o sujeito da aprendizagem, ou seja, um sujeito ativo, mas também
interativo, aquele que aprende com o outro e com o seu grupo social tudo o que
a sociedade produz.
Para
Vygotsky, aprendizagem e desenvolvimento são aspectos muito importantes e neste
processo, o professor tem papel essencial, fornecendo ferramentas adequadas
para que que os alunos avancem em seu conhecimentos, utilizando estratégias e
técnicas que facilitam a aprendizagem e
que levem os alunos á autonomia e independência, estimulando o trabalho
em grupo, motivando-os a aprender sempre
mais, criando assim o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal e
real, são estes os espaços de intervenção do professor.
Zona de desenvolvimento proximal
(ZDP): são habilidades
que a criança ainda não domina, mas está próximo de aprender a dominar.
Zona de desenvolvimento potencial:
são habilidades que a criança ainda não domina sozinha, ou seja, ela consegue
realizar tarefas e atividades desde que seja ajudada por alguém, que pode ser o
professor ou outro aluno.
Zona de desenvolvimento real:
é o conhecimento que a criança já domina, já sabe, ou seja, são atividades e
habilidades que ela domina sozinha.
De acordo com Vygotsky, a
aprendizagem é uma experiência social, que depende de quatro fatores:
Mediação:
a criança aprende através da interação com o meio e com outras crianças e pela
troca de experiências.
Linguagem:
é no meio em que a criança está inserida, que ela estabelece suas primeiras
relações com a linguagem e com o outro, através da oralidade ela expressa seus
desejos, gostos, necessidades, etc e assim organiza seu pensamento.
Cultura:
determina a maneira de pensar, são as conexões da criança com o mundo a sua volta, permitindo a ela
construir a interpretação do mundo real.
Processo de internalização:
cada criança tem um ritmo para aprender e também uma maneira própria de
assimilar e organizar mentalmente aquilo que aprendeu. O desenvolvimento
intelectual da criança se dá de fora para dentro, através das influências
sociais, por meio da interação com o outro e com o meio a sua volta. É nas relações sociais que a criança
constrói e por meio delas que ela internaliza os elementos da cultura.
Para
Vygotsky é na escola que a criança estabelece as primeiras conexões com o mundo,
interagindo com o ambiente e com outras crianças. E por isso, o professor deve
ser o mediador desse processo, planejando suas intervenções e criando um
ambiente de participação e colaboração dentro da sala de aula. Deve estar atento para permitir que os
alunos construam seus conhecimentos com participação ativa e interação com os
colegas e também nas atividades em grupo com cooperação de todos.
O ambiente escolar, segundo Vygotsky
deve ser estimulador e favorável para que a interação e troca de experiências
aconteçam. Deve possibilitar a criação de ambientes de participação,
colaboração, cooperação e constantes desafios.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - aprendizado e desenvolvimento: um
processo sócio-histórico. Ed. Scipione, São Paulo, 1997.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Ed.
Vozes, Petrópolis, Rio de Janeiro, 1995.
Vygotsky, L. S. A
formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!