15/04/2024
MODELO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL - PDI
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PARTE
I – INFORMAÇÕES E AVALIAÇÃO GERAL DO ALUNO COM (ESPECIFICAR O TRANSTORNO OU
DEFICIÊNCIA)
1-
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:
NOME
COMPLETO:
DATA
DE NASCIMENTO:
ENDEREÇO: BAIRRO:
CIDADE:
2-
DADOS FAMILIARES:
NOME
DO PAI:
NOME
DA MÃE:
PROFISSÃO,
ESCOLARIDADE E IDADE DO PAI:
PROFISSÃO,
ESCOLARIDADE E IDADE DA MÃE:
NÚMERO
DE IRMÃOS:
MORA COM:
3-
INFORMAÇÃO ESCOLAR:
Nome
da escola:
Endereço
da escola:
Ano de
escolaridade atual (classe regular):
Idade
com que entrou na escola:
História
escolar (comum) e antecedentes relevantes:
História
escolar (especial) e antecedentes relevantes:
Motivo
do encaminhamento para o atendimento educacional especializado (dificuldades
apresentadas pelo aluno):
4-
AVALIAÇÃO GERAL
ÂMBITO
FAMILIAR
Apontar
de forma descritiva as condições familiares do aluno:
1-
Características do ambiente familiar (condições da moradia e atitudes):
2- Convívio
familiar (relações afetivas, qualidade de comunicações, expectativas):
3-
Condições do ambiente familiar para a aprendizagem escolar:
ÂMBITO
ESCOLAR:
Apontar
de forma descritiva as condições da escola para atender às Necessidades
Educacionais do aluno:
1- Em
relação à cultura e filosofia da escola:
2- Em
relação à organização da escola (acessibilidade física, organização das turmas;
mobiliários adequados, critérios de matrícula, número de alunos nas salas,
interação com as famílias, orientação/apoio aos professores, procedimentos de
avaliação, formação continuada de professores, desenvolvimento de projetos,
atividades propostas para a comunidade escolar, grupos de estudo etc.):
3- Em
relação aos recursos humanos (professor auxiliar de sala, instrutor de LIBRAS,
tutor na sala de aula, parceria com profissionais da saúde etc):
4- Em
relação às atitudes frente ao aluno (alunos, funcionários, professores,
gestores, pais etc.)
5- Em
relação ao professor da sala de aula regular (formação inicial e continuada,
motivação pra trabalhar, reação frente às dificuldades do aluno, aspecto físico
da sala de aula, recursos de ensino-aprendizagem, estratégias metodológicas,
estratégias avaliativas, apoio de especialistas etc.):
5-
AVALIAÇÃO DO ALUNO:
5.1-
CONDIÇÕES DE SAÚDE GERAL:
Caso o
aluno apresente alguma deficiência, problemas de comportamento e/ou problemas
de saúde, descreva:
1- Tem
diagnóstico da área da saúde que indica surdez, deficiência visual, deficiência
física, deficiência intelectual ou transtorno global de desenvolvimento? Se
sim, qual a data e resultado do diagnóstico? Se não, qual é a situação do aluno
quanto ao diagnóstico?
2- Tem
outros problemas de saúde? Se sim, quais?
3- Faz
uso de medicamentos controlados? Se sim,
quais? O medicamento interfere no processo de aprendizagem? Explique.
4-
Existem recomendações da área da saúde? Se sim, quais?
5.2-
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
Caso o
aluno apresente alguma necessidade educacional especial, descreva:
1- Deficiência(s) ou suspeita de deficiência(s)
específica(s) apresentada(s):
2-
Sistema linguístico utilizado pelo aluno, na sua comunicação:
3-
Tipo de recurso e/ou equipamento já utilizado pelo aluno:
4-
Tipo de recurso e/ou equipamento que precisa ser providenciado para o aluno:
5- Implicações
da NEE do aluno para a acessibilidade curricular:
6-
Outras informações relevantes:
5.3-
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO:
FUNÇÃO
COGNITIVA:
PERCEPÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: percepção visual, auditiva,
tátil, sinestésica, espacial e temporal.
Observações:
ATENÇÃO
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: seleção e manutenção de foco,
concentração, compreensão de ordens, identificação de personagens.
Observações:
MEMÓRIA
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: memória auditiva, visual,
verbal e numérica.
Observações:
LINGUAGEM
(considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos compreensão da língua oral,
expressão oral, leitura, escrita, uso de
outros sistemas linguísticos (LIBRAS, comunicação alternativa etc.)
Observações:
RACIOCÍNIO
LÓGICO (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: compreensão de relações de
igualdade e diferença, reconhecimento de absurdos e capacidade de conclusões
lógicas; compreensão de enunciados; resolução de problemas cotidianos;
resolução de situações-problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão
de ordens e de enunciados, causalidade, sequência lógica etc.
Observações:
FUNÇÃO
MOTORA :
DESENVOLVIMENTO
E CAPACIDADE MOTORA (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: postura, locomoção,
manipulação de objetos e combinação de movimentos, lateralidade, equilíbrio,
orientação espaço-temporal, coordenação motora.
Observações:
FUNÇÃO
PESSOAL -SOCIAL:
ÁREA
EMOCIONAL – AFETIVA – SOCIAL (considerar as potencialidades e dificuldades):
Ao
avaliar o aluno, considere os seguintes aspectos: estado emocional, reação à
frustração, isolamento, medos; interação grupal, cooperação, afetividade.
Observações:
Com
base nas dificuldades e nas potencialidades apresentadas pelo aluno, indicar
quais são as suas necessidades educacionais especiais que constituirão os
objetivos no planejamento pedagógico no AEE:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PARTE
II: PLANO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
NOME
DO ALUNO:
SÉRIE:
ANO:
DATA
DE NASCIMENTO:
PERÍODO
DA EXECUÇÃO DO PLANO:
PROFESSORA
DO AEE:
PROFESSORA
DA CLASSE REGULAR:
1-
AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DO ALUNO:
ÂMBITOS:
ESCOLA
Ações
necessárias:
Ações
já existentes:
Ações
que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis
SALA
DE AULA
Ações
necessárias:
Ações
já existentes:
Ações
que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis
FAMÍLIA
Ações
necessárias:
Ações
já existentes:
Ações
que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis
SAÚDE
Ações
necessárias:
Ações
já existentes:
Ações
que precisam ser desenvolvidas: Responsáveis
2-
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Tipo
de AEE:
( ) sala de recursos multifuncionais
( ) intérprete na sala regular
( ) professor de LIBRAS
( ) tutor em sala de aula regular
( ) domiciliar
( ) hospitalar
( ) outro? Qual?
Frequência
semanal:
( ) 2 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 3 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 4 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) 5 vezes por semana na sala de recursos
multifuncionais
( ) todo o período de aula, na própria sala de
aula
( ) outra? Qual?
Tempo
de atendimento:
( ) 50 minutos por atendimento
( ) durante todas as aulas, na própria sala de
aula
( ) outro? Qual?
Composição
do atendimento:
( ) atendimento individual
( ) atendimento grupal
( ) atendimento na própria sala de aula com
todos os alunos
Outros
profissionais envolvidos:
( ) Fonoaudiologia
( )
Psicologia
( )
Assistência Social
( )
área médica. Qual a especialidade? _______________
( ) outro? Qual?
Orientações
a serem realizadas pelo professor de AEE:
( ) orientação ao professor de sala de aula.
Quais?
( ) orientação ao professor de Educação
Física. Quais?
( ) orientação aos colegas de turma. Quais?
( )
orientação ao diretor da escola. Quais?
( ) orientação ao coordenador pedagógico.
Quais?
( ) orientação à família do aluno. Quais?
( ) orientação aos funcionários da escola.
Quais?
( ) outras orientações. Quais?
3-
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
ÁREAS
A SEREM TRABALHADAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
Apontar
as áreas e o que será desenvolvido com o aluno, em cada uma delas, no AEE:
Área
Cognitiva
Área
Motora
Área
Social
OBJETIVOS:
Descrever
os objetivos que pretende alcançar com o aluno, em cada área, no AEE:
ATIVIDADES
DIFERENCIADAS:
Descrever
as atividades que pretende desenvolver no AEE com o aluno:
( ) comunicação alternativa
( ) informática acessível
( ) LIBRAS
( ) adequação de material
( ) outra? Qual?
METODOLOGIA
DE TRABALHO:
Descrever
o plano de ação metodológica utilizado com o aluno, no AEE:
RECURSOS
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS:
Descrever
os recursos/equipamentos que serão produzidos e utilizados para o aluno, no
AEE:
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO:
Descrever
o período e pontuar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho
do aluno, no AEE:
AVALIAÇÃO
DO PERÍODO:
No
final do período, descrever as conquistas do aluno e quais objetivos foram
alcançados, no AEE. Registrar de que forma as ações do AEE repercutiram no
desempenho escolar do aluno.
DATA:
NOME DA PROFESSORA DO AEE:
ASSINATURA
DO PROFESSOR DO AEE:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Curso AEE - UNESP Marília
Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/af-livro_9_poker_v7.pdf.
Boa tarde. Gostei muito desse plano
ResponderExcluirOi Elvina!!! Bem-vinda!!! Que bom que vc gostou! Fico muito feliz de saber!!! Espero que a postagem te ajude!!! Um grande abraço e volte sempre!!! 🥰😘
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