17/04/2024
MODELO DE PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO - PEI
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay. |
IDENTIFICAÇÃO:
Escola:
Aluno:
Ano/Série:
Componente Curricular:
Equipe de elaboração:
Período de Elaboração:
Data da Avaliação:
( ) 1º BIMESTRE ( ) 2º BIMESTRE ( ) 3º BIMESTRE ( ) 4º BIMESTRE
AVALIAÇÃO INICIAL:
Neste espaço, fazer o perfil do aluno, um relato das competências e habilidades da criança e suas reais necessidades.
Fazer também o registro da vida escolar do aluno, o seu percurso escolar e o seu desenvolvimento atual. Com que idade o estudante começou a frequentar a escola, se frequentou a sala de recursos.
Fazer aqui neste espaço também, a justificativa para a elaboração do presente plano de ensino individualizado.
Fazer uma descrição dos atendimentos que o aluno faz, qual a frequência de cada um deles e o parecer dos especialistas.
DÉFICITS APRESENTADOS: identificação da deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades ou superdotação.
ACOMPANHAMENTO COM ESPECIALISTAS:
( ) Neurologista
( ) Psiquiatra
( ) Fonoaudiólogo
( ) Psicólogo
( ) Psicopedagogo
( ) Terapeuta Ocupacional
( ) Outro(s) _____________________
ADAPTAÇÕES CURRICULARES:
OBJETIVOS:
Registrar quais objetivos o aluno deverá alcançar, estes objetivos devem ser elaborados a partir dos objetivos propostos no componente curricular.
METAS:
Definir as metas de curto, médio e longo prazo sobre o que a criança deve aprender em cada etapa, considerando o perfil dela.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
Descrever aqui as metodologias, as estratégias a serem utilizadas e os recursos necessários para que o aluno alcance os objetivos propostos.
CRONOGRAMA:
Descrição de como o aluno será atendido pelo programa com definição de como e quando a metas serão executadas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO ALUNO:
ÁREAS DE HABILIDADE:
1. Habilidades acadêmicas: Leitura, escrita, soletração, matemática, línguas etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
ÁREAS DE HABILIDADE:
2. Habilidades da vida diária: (Vestuário, aparência, organização de pertences pessoais, lidar com dinheiro, locomoção (a pé, ônibus etc.) etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
ÁREAS DE HABILIDADE:
3. Habilidades motoras/atividade física: (Coordenação olho-mão, equilíbrio, natação, jogar bola, andar de bicicleta etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
ÁREAS DE HABILIDADE:
4. Habilidades sociais: (Atitudes, comportamentos etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
ÁREAS DE HABILIDADE:
5. Habilidades de recreação e lazer: )Jogos, esportes, passeios etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
ÁREAS DE HABILIDADE:
6. Habilidades pré-profissionais e profissionais: Seguir instruções, uso de ferramentas, organização do local das atividades etc.)
INTELIGÊNCIAS/METAS: Facilidade que o aluno apresenta para compreender o conteúdo que será oferecido.
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
AVALIAÇÃO: Registro de Situações significativas no desenvolvimento do aluno.
AVALIAÇÃO:
Registrar as observações feitas por ele, professor, a respeito dos avanços e dificuldades apresentadas pela criança no trabalho em sala de aula.
REVISÃO E REFORMULAÇÃO DO PEI:
Registro avaliativo se o aluno está ou não alcançando os objetivos propostos neste plano.
O PEI deve ser continuamente reavaliado e sempre que necessário reescrito, reformulando as estratégias e objetivos para melhor atender as necessidades do aluno.
DATA:
ASSINATURA:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Disponível em: https://diversa.org.br/wp-content/uploads/2012/02/modelo-pei-plano-educacional-individualizado.pdf
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!