14/08/2024
A AFETIVIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Foto de Gabe Pierce na Unsplash |
Na sala de aula, as relações afetivas ali estabelecidas entre professor e alunos, podem determinar o sucesso ou fracasso no processo de ensinar e aprender, pois a aprendizagem dos alunos está diretamente ligada à relação afetiva: professor-aluno e aluno-professor.
A forma como o professor interage com os seus alunos faz toda diferença no desenvolvimento deles. O laço afetivo adequado entre eles, fornece ao aluno segurança e confiança dentro da sala de aula e garante um maior envolvimento no processo ensino-aprendizagem.
O professor precisa construir vínculos com seus alunos. Isto é uma necessidade e não uma opção. O vínculo sustenta dois fatores importantes:
* aprendizagem
* disciplina (autoridade)
É através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. Quanto mais a criança aprende, mais conexões cerebrais ocorrem.
É necessário que o professor estabeleça com seus alunos vínculos autênticos com elogios corretos. Elogiar errado pode gerar exclusão, ou seja, quando o professor elogiar não deve citar os mesmos nomes sempre ("Muito bem, Fulano!"; "Isso mesmo, Fulano!"). Mesmo que a criança tenha acertado a resposta da pergunta feita por ele para a classe, ele deve elogiar de maneira geral, com um "Muito bem, turma!" ou "Muito bem, classe!", sem direcionar o olhar para aquele que acertou. Ao fazer elogios de maneira individualizada, o professor pode contribuir para que os outros alunos vejam o "Fulano" como o queridinho do professor e só ele sabe tudo e posteriormente o "Fulano" poderá sofrer bulliyng dentro e fora da escola.
A afetividade é essencial para dar à criança motivação, interesse e vontade de aprender. A criança precisa se sentir segura e querida para desenvolver o seu aprendizado. Neste sentido, o professor precisa ter a consciência de que suas atitudes são extremamente significativas e fundamentais neste processo.
QUATRO FATORES QUE CRIAM CONEXÕES CEREBRAIS NAS CRIANÇAS:
1) Conquistas e desafios;
2) Superação de dificuldades;
3) Resolução de problemas;
4) Estímulos: quantidade, diversidade, qualidade e intensidade.
SEIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A OMISSÃO PRÁTICA DA AFETIVIDADE NA SALA DE AULA:
1) Falta de atitudes positivas do professor;
2) Falta de conhecimento e habilidades do professor para tornar as aulas mais interessantes e motivar os alunos;
3) Menosprezo do saber e vivência do aluno por parte do professor;
4) Colocar o professor como o único detentor do conhecimento;
5) Ser autoritário em sala de aula;
6) Autoconhecimento do professor.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!