24/01/2025
FASES DO DESENVOLVIMENTO DO DESENHO INFANTIL
Imagem de Mari Kanezaki por Pixabay. |
QUADRO COMPARATIVO DAS ETAPAS EVOLUTIVAS DO GRAFISMO E EXPRESSÃO ARTÍSTICA DAS CRIANÇAS.
Pode-se estabelecer uma correspondência entre as etapas evolutivas do grafismo e as outras formas de expressão artística da criança.
Idade: 2 anos
Desenho: fase da rabiscação ou garatuja desordenada
Primeiro contato das crianças com o lapis e o papel.
Não há controle dos movimentos. Segura o lápis de variadas maneiras. Desenha pelo prazer do movimento.
* dar trabalhos com lápis e folhas grandes.
Pintura: pintura a dedo em folhas grandes
* pintar com partes do corpo: dedos, mãos, pés.
Recortes: rasgar papel aleatoriamente.
Colagem: colar elementos grandes e em poucas unidades.
* passar cola com as mãos.
Idade: 3 anos
Desenho: fase da rabiscação ou longitudinal
Ainda não há intenção representativa. Os traços são mais fortes.
Pintura: pintura a dedo e gis de cera em folhas grandes
* pintar com partes do corpo: dedos, mãos, pés.
Recortes: rasgar papel aleatoriamente.
Colagem: colar elementos grandes e em pouca quantidade
* passar cola com os dedos.
Idade: 4 anos
Desenho: garatuja ordenada ou circular
Início da representatividade, já associam o desenho a uma imagem mental.
Pintura: pintura a dedo e gis de cera, lápis de cor e pincel.
Recortes: rasgar papel e uso de tesoura (aos poucos e para trabalhos simples como cortar tiras ou pedacinhos de papel).
Colagem: colagem com os dedos. Elementos em tamanho grande e médio, em quantidade variada.
* pode iniciar aos pouco o uso do tubo de cola.
Idade: 5 anos
Desenho: garatuja no minada ou mescla.
Pode ocorrer duas etapas ao mesmo tempo. Os desenhos já têm representatividade, com muitos detalhes. Começam a desenhar bonecos.
Pintura: lápis de cor, guache e pincel.
Recortes: uso da tesoura.
Colagem: colar elementos pequenos e em quantidade variada.
* uso do tubo de cola.
DIFERENÇAS ENTRE DESENHOS DE MENINOS E MENINAS:
MENINOS: os desenhos são escuros e agressivos. Estão mais ligados à ação e à força, incluem explosões, monstros, armas.
MENINAS: os desenhos estão mais votados para a natureza e serenidade, são bem coloridos, inclui elementos da natureza como sol, nuvens, animais, flores, como também elementos da realidade mágica, fadas, princesas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LOWENFELD,
Viktor. A criança e sua arte: Um guia
para os pais. 2. ed. Tradução Miguel Maillet. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, J. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro,
Zahar, 1970
_______, A representação do mundo na criança. Rio de
Janeiro, Zahar, 1971.
_______, A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!