22/01/2025
O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 1 ATÉ 3 ANOS
Imagem de beasternchen por Pixabay |
CRIANÇAS DE 1 ANO DE IDADE: Nesta
fase, a criança começa a andar e falar. A fala articula o pensamento, ou seja,
falando ela consegue comunicar melhor o que sente e o que quer. A criança nesta
idade tem como característica principal, o egocentrismo, é muito centrada nela
mesma e não consegue ainda exprimir a maioria dos seus sentimentos, por isso,
em algumas situações a sua reação é a mordida.
Quando ela aprende a caminhar, ela começa a ficar exposta à perigos que ainda são desconhecidos para ela, pois o seu mundo se expande. E ao andar cada vez mais com maior agilidade, a criança começa a explorar as novidades a sua volta.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
😊 andam bem livremente;
😊 têm tendência a cair com frequência;
😊 demonstram maior interesse pelos
brinquedos das outras crianças;
😊 começam a aparecer os primeiros
dentes molares;
😊 apontam os brinquedos que deseja;
😊 sabem o nome e o lugar onde ficam os
brinquedos;
😊 gostam de ouvir histórias;
😊 gostam de manusear os livros - sabem
virar as páginas dos livros;
😊 exploram as novidades que encontram:
mexem em todas as coisas;
😊 gostam de puxar e empurrar objetos;
😊 fase anal: começam a brincar com os
órgãos genitais;
😊 encontram-se na fase da rabiscação ou
garatuja desordenada: desenha traços verticais e linhas descontínuas;
😊 após as refeições devolvem o prato
vazio;
😊 sabem responder às perguntas sobre ao
menos cinco partes do corpo;
😊 sabem pedir bebidas e alimentos pelos
seus respectivos nomes.
CRIANÇAS DE 2 ANOS DE IDADE: Início
da socialização. Nesta fase, as crianças
começam a buscar companhia e o brincar junto. Desenvolvem regras de convivência
estabelecidas e reagem a qualquer quebra do acordo. A linguagem desenvolve-se
com maior rapidez, fazendo com que elas se expressem cada melhor. Têm maior
agilidade e segurança para correr, andar, pular e realizam com maior desenvoltura
atividades que exigem equilíbrio.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
😊 andam com maior desenvoltura;
😊 correm relativamente bem;
😊 sobem em cadeiras para alcançarem
objetos desejados;
😊 abrem e fecham portas (apenas com o
trinco) sem maiores dificuldades;
😊 gostam de fazer torres com os cubos
(usando 5 a 6 cubos);
😊 gostam de fazer dramatizações;
😊 ajudam a tirar a própria roupa;
😊 começam a deixar de usar fraldas;
😊 começam a usar o vaso sanitário
(algumas vezes com o acompanhamento de um adulto);
😊 sobem escadas colocando os dois pés
em cada degrau;
😊 ainda na fase da
rabiscação ou garatuja desordenada, mas agora desenham linhas contínuas e fazem
círculos;
😊 começam a procurar um
amiguinho para brincar;
😊 não têm o conceito de
número ainda, mas já contam até 3;
😊 têm um vocabulário cada
vez maior e mais rico.
CRIANÇAS DE 3 ANOS DE
IDADE: nesta fase, a criança começa a formar a sua identidade. Passa a ser cada
vez mais autônoma e mais sociável. Já controla bem suas funções fisiológicas.
Demonstra interesse por histórias, gosta de inventar as suas e dramatizar uma
ideia. Seus conhecimentos e habilidades são aperfeiçoados cada dia mais, é cada
vez mais sensível a estímulos externos. Nesta fase aparece também o sentimento
do medo.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
😊 fase dos porquês;
😊 conseguem conviver e
brincar com outras crianças;
😊 já conseguem responder
perguntas como "onde está?" e "por quê?";
😊 conseguem contar até 3 e,
às vezes, até 7;
😊 demonstram maior controle
do seu corpo;
😊 conseguem pedalar
triciclo;
😊 alimentam-se sozinha;
😊 apresentam maior
entendimento e domínio da fala;
😊 sobem e descem escadas
alternando os pés;
😊 gostam de pular degraus;
😊 o tempo de concentração
aumenta;
😊 constroem espontaneamente
em duas dimensões;
😊 mudança no desenho: fase da rabiscação - os traços ficam
mais fortes, desenham objetos e pessoas, mas ainda não há intenção
representativa.
😊 conseguem desenhar figuras com traços humanos e fazem
círculos;
😊 conseguem abrir e fechar zíperes, botões;
😊 calçam sapatos sozinhas;
😊 gostam de inventar nomes para as pessoas e os objetos;
😊 gostam de inventar histórias para contar, sem a intenção de
mentir;
😊 gostam de estar com outras crianças, mas brinca
isoladamente;
😊 controlam a urina durante a noite;
😊 vai ao banheiro sozinha;
😊 gostam de perguntar;
😊 reações de raiva e agressividade têm uma grande diminuição;
😊 gostam de repetir as mesmas perguntas;
😊 fase dos monólogos coletivos;
😊 brincam com outras crianças de maneira lúdica e espontânea;
😊 conseguem manter pequenos diálogos;
😊 não aceitam alterações na sua rotina;
😊 aparecem o sentimento de medo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PIAGET, J. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1970
_______, A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.
_______, A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1976(a).
_______, A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976 (b)
Nenhum comentário
Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.
Volte sempre! Este espaço é seu!!!