O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 1 ATÉ 3 ANOS - CANTINHO EDUCATIVO
Este Blog é Protegido e Monitorado por:
DMCA.com Protection Status

22/01/2025

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 1 ATÉ 3 ANOS

 

Imagem de beasternchen por Pixabay


CRIANÇAS DE 1 ANO DE IDADE: Nesta fase, a criança começa a andar e falar. A fala articula o pensamento, ou seja, falando ela consegue comunicar melhor o que sente e o que quer. A criança nesta idade tem como característica principal, o egocentrismo, é muito centrada nela mesma e não consegue ainda exprimir a maioria dos seus sentimentos, por isso, em algumas situações a sua reação é a mordida.

Quando ela aprende a caminhar, ela começa a ficar exposta à perigos que ainda são desconhecidos para ela, pois o seu mundo se expande. E ao andar cada vez mais com maior agilidade, a criança começa a explorar as novidades a sua volta.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

😊 andam bem livremente;

😊 têm tendência a cair com frequência;

😊 demonstram maior interesse pelos brinquedos das outras crianças;

😊 começam a aparecer os primeiros dentes molares;

😊 apontam os brinquedos que deseja;

😊 sabem o nome e o lugar onde ficam os brinquedos;

😊 gostam de ouvir histórias;

😊 gostam de manusear os livros - sabem virar as páginas dos livros;

😊 exploram as novidades que encontram: mexem em todas as coisas;

😊 gostam de puxar e empurrar objetos;

😊 fase anal: começam a brincar com os órgãos genitais;

😊 encontram-se na fase da rabiscação ou garatuja desordenada: desenha traços verticais e linhas descontínuas;

😊 após as refeições devolvem o prato vazio;

😊 sabem responder às perguntas sobre ao menos cinco partes do corpo;

😊 sabem pedir bebidas e alimentos pelos seus respectivos nomes.

 

CRIANÇAS DE 2 ANOS DE IDADE: Início da socialização.  Nesta fase, as crianças começam a buscar companhia e o brincar junto. Desenvolvem regras de convivência estabelecidas e reagem a qualquer quebra do acordo. A linguagem desenvolve-se com maior rapidez, fazendo com que elas se expressem cada melhor. Têm maior agilidade e segurança para correr, andar, pular e realizam com maior desenvoltura atividades que exigem equilíbrio.

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

😊 andam com maior desenvoltura;

😊 correm relativamente bem;

😊 sobem em cadeiras para alcançarem objetos desejados;

😊 abrem e fecham portas (apenas com o trinco) sem maiores dificuldades;

😊 gostam de fazer torres com os cubos (usando 5 a 6 cubos);

😊 gostam de fazer dramatizações;

😊 ajudam a tirar a própria roupa;

😊 começam a deixar de usar fraldas;

😊 começam a usar o vaso sanitário (algumas vezes com o acompanhamento de um adulto);

😊 sobem escadas colocando os dois pés em cada degrau;

😊 ainda na fase da rabiscação ou garatuja desordenada, mas agora desenham linhas contínuas e fazem círculos;

😊 começam a procurar um amiguinho para brincar;

😊 não têm o conceito de número ainda, mas já contam até 3;

😊 têm um vocabulário cada vez maior e mais rico.

 

CRIANÇAS DE 3 ANOS DE IDADE: nesta fase, a criança começa a formar a sua identidade. Passa a ser cada vez mais autônoma e mais sociável. Já controla bem suas funções fisiológicas. Demonstra interesse por histórias, gosta de inventar as suas e dramatizar uma ideia. Seus conhecimentos e habilidades são aperfeiçoados cada dia mais, é cada vez mais sensível a estímulos externos. Nesta fase aparece também o sentimento do medo.

 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

😊 fase dos porquês;

😊 conseguem conviver e brincar com outras crianças;

😊 já conseguem responder perguntas como "onde está?" e "por quê?";

😊 conseguem contar até 3 e, às vezes, até 7;

😊 demonstram maior controle do seu corpo;

😊 conseguem pedalar triciclo;

😊 alimentam-se sozinha;

😊 apresentam maior entendimento e domínio da fala;

😊 sobem e descem escadas alternando os pés;

😊 gostam de pular degraus;

😊 o tempo de concentração aumenta;

😊 constroem espontaneamente em duas dimensões;

😊 mudança no desenho: fase da rabiscação - os traços ficam mais fortes, desenham objetos e pessoas, mas ainda não há intenção representativa.

😊 conseguem desenhar figuras com traços humanos e fazem círculos;

😊 conseguem abrir e fechar zíperes, botões;

😊 calçam sapatos sozinhas;

😊 gostam de inventar nomes para as pessoas e os objetos;

😊 gostam de inventar histórias para contar, sem a intenção de mentir;

😊 gostam de estar com outras crianças, mas brinca isoladamente;

😊 controlam a urina durante a noite;

😊 vai ao banheiro sozinha;

😊 gostam de perguntar;

😊 reações de raiva e agressividade têm uma grande diminuição;

😊 gostam de repetir as mesmas perguntas;

😊 fase dos monólogos coletivos;

😊 brincam com outras crianças de maneira lúdica e espontânea;

😊 conseguem manter pequenos diálogos;

😊 não aceitam alterações na sua rotina;

😊 aparecem o sentimento de medo.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

PIAGET, J. A Construção do real na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1970

_______, A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1971.

_______, A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1976(a).

_______, A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro, Zahar, 1976 (b)


Nenhum comentário

Muito obrigado, por ter chegado até aqui! Não se vá ainda... Fique mais um pouco!
Se você gostou do Blog, deixe um comentário! A sua opinião é muito importante para mim!
Ficarei muito feliz com o seu recadinho!
Mas antes de comentar, é preciso saber que:
😊 Os comentários passam por um sistema de moderação.
😊 Seja educado (a)! Não xingue ou ofenda ninguém!
😊 Não serão aprovados os comentários:
✔ ANÔNIMOS;
✔ Não relacionados ao tema da postagem;
✔ Com pedidos de parcerias;
✔ Com propagandas (spans);
✔ Com links para divulgar seu blog;
✔ Comentários ofensivos ou com palavrões a pessoas e marcas.

Volte sempre! Este espaço é seu!!!